Um garoto comprou vários abacates na feira, mas descobriu que eles não estavam maduros o suficiente para serem consumidos. Sua mãe recomendou que ele colocasse os abacates em um recipiente fechado, pois isso aceleraria seu amadurecimento. Com certa dúvida, o garoto realizou esta experiência: colocou alguns abacates no recipiente e deixou os demais em uma fruteira aberta. Supreendendo-se, ele percebeu que os frutos que estavam no recipiente fechado amadureceram mais rapidamente.
A aceleração desse processo é causada por
a) |
acúmulo de gás etileno.
|
b) |
redução da umidade do ar.
|
c) |
aumento da concentração de .
|
d) |
diminuição da intensidade luminosa.
|
e) |
isolamento do contato com atmosférico.
|
O gás etileno (eteno; figura 1) é o único hormônio vegetal que se apresenta em estado gasoso e é capaz de difundir pelo ar circundante a partir do local onde é produzido. Ele possui diversas funções fisiológicas, entre as quais as mais importantes são: resposta ao estresse mecânico (por exemplo, quando a plântula em germinação encontra um obstáculo); senescência ou envelhecimento (o que envolve a ativação de genes envolvidos com a apoptose); abscisão foliar (resultante da digestão dos polissacarídeos que formam a parede celular das células presentes no pecíolo); e amadurecimento de frutos.
Figura 1: fórmula estrutural do etileno (eteno), gás que possui papel hormonal em plantas. Fonte: banco de imagem.
O amadurecimento dos frutos após o seu desenvolvimento é fundamental para que a dispersão de sementes aconteça de forma eficiente, uma vez que o pericarpo adquire características que irão facilitar o transporte das sementes para regiões distantes da planta-mãe. Em frutos carnosos, como abacates, pêssegos, mamões e bananas, o amadurecimento decorre de um aumento na síntese de etileno, o qual desencadeia os seguintes processos (figura 2):
Figura 2: transformação do pericarpo da banana em resposta ao gás etileno. Fonte: banco de imagem.
A concentração de etileno gasoso ao redor do fruto será aumentada caso este seja colocado em algum recipiente fechado devido ao acúmulo de etileno liberado, para tanto, é comum envolver o fruto em papel ou em jornal. A presença de quantidade suficiente etileno aumenta a velocidade das reações química envolvidas no amadurecimento do fruto. A velocidade de amadurecimento será ainda maior caso vários frutos sejam armazenados juntos, uma vez que a concentração necessária de etileno será alcançada mais rapidamente.
a) Correta. Em um recipiente fechado, o hormônio gasoso etileno tende a acumular no recipiente e seu contato com o fruto aumenta a velocidade das reações ocorridas no processo de amadurecimento, já que este atua como catalisador.
Obs: apesar de um catalisador aumentar a velocidade de uma reação devido a diminuição da energia de ativação da reação, o aumento de sua concentração também pode aumentar a velocidade da reação visto que há grande quantidade de substrato para reagir, o que demanda mais moléculas do hormônio para atuarem ao mesmo tempo até um limite de velocidade.
b) Incorreta. A saturação da atmosfera local com vapor d’água não possui influência sobre a taxa de amadurecimento dos frutos.
c) Incorreta. O aumento da concentração de gás carbônico (CO2) teria o efeito contrário, ou seja, reduziria a velocidade de amadurecimento dos frutos. Um dos motivos para essa redução é a inibição promovida pelo CO2 sobre via de síntese de etileno. Portanto, uma alta concentração de CO2 levaria a uma diminuição da produção de etileno pelo fruto.
d) Incorreta. A intensidade luminosa não possui influência sobre a taxa de amadurecimento dos frutos.
e) Incorreta. A concentração local de gás oxigênio não possui influência sobre a taxa de amadurecimento dos frutos.