Durante a evolução das plantas, ocorreu uma transição do ambiente aquático para o ambiente terrestre graças ao surgimento de algumas estruturas que as tornaram independentes da água. Esse fato permitiu maior dispersão desse grupo de seres vivos, sendo possível observá-los em diferentes ambientes na atualidade.
Qual estrutura possibilitou a independência da água para a fecundação dos seres vivos citados acima?
a) |
Fruto.
|
b) |
Esporo.
|
c) |
Semente.
|
d) |
Tubo polínico.
|
e) |
Vaso condutor.
|
As briófitas (musgos) e as pteridófitas (samambaias) são vegetais que dependem da água para a fecundação, pois possuem gametas masculinos flagelados (anterozoides) que nadam até o gameta feminino (oosfera). Nas gimnospermas (pinheiros) e angiospermas (plantas com frutos), o surgimento do grão de pólen (gametófito masculino imaturo) e seu desenvolvimento em tubo polínico (gametófito masculino maduro) possibilitou a independência da água para a fecundação, já que a polinização ocorre por outros agentes, como o vento (em gimnospermas e algumas angiospermas) ou por animais polinizadores (como abelhas, morcegos e beija-flores) nas angiospermas. A independência da água para a fecundação possibilitou maior distribuição territorial desses dois grupos vegetais que conseguiram ocupar diversas regiões do planeta.
No ciclo reprodutivo das angiospermas, o grão de pólen é levado até o estigma da flor e o tubo polínico, que contém os gametas masculinos, cresce em direção ao óvulo. No interior do saco embrionário (contido no óvulo) ocorre a dupla fecundação que possibilita a formação do embrião (2n), a partir da união dos gametas feminino e masculino, e do endosperma secundário (3n), a partir dos dois núcleos polares femininos e do gameta masculino.
Figura 1. Tubo polínico desenvolvido após contato com estigma da flor. Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4675125/mod_resource/content/1/Aula%2010%20-%20Ciclo%20celular%20e%20mitose.pdf. Acesso em 12 de novembro de 2023.
a) Incorreta. O fruto protege a semente e pode atrair animais dispersores, o que contribui para o sucesso reprodutivo. Essa estrutura é formada a partir do ovário, após a fecundação da flor e está presente somente nas angiospermas. Cabe ressaltar que a independência da água para a fecundação ocorre tanto nas angiospermas quanto nas gimnospermas.
b) Incorreta. O esporo é uma célula haploide formadora da fase de vida de gametófito das plantas e está presente em todos os grupos vegetais. Diferentemente dos gametas, não participa do processo de fecundação.
c) Incorreta. A semente possibilita a dispersão do embrião e contém reserva nutritiva (endosperma) que é consumida durante a germinação. Apesar de estar presente somente nas gimnospermas e angiospermas, essa estrutura é formada após o processo de fecundação.
d) Correta. O tubo polínico é o gametófito masculino e produz o gameta masculino que fecunda o gameta feminino. Essa estrutura se origina a partir do grão de pólen que é levado por agentes abióticos (vento) ou bióticos (animais polinizadores), ou seja, possibilita a polinização independente da água.
e) Incorreta. Os vasos condutores não se relacionam com o processo de fecundação, e são estruturas que possibilitam a distribuição da seiva inorgânica pelo xilema e da seiva orgânica pelo floema. Além disso, estão presentes nas plantas traqueófitas (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas), sendo que as pteridófitas ainda dependem da água para a fecundação.