Logo ENEM

Questão 110 Enem 2023 - dia 2 - Matemática e Ciências da natureza

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 110

Química Descritiva

    O vidro contendo alumínio em sua composição é um excelente material para acondicionar medicamentos e suplementos, porque pode ser esterilizado por aquecimento. No entanto, quando o medicamento ou suplemento contém substâncias que se ligam fortemente ao íon desse metal, a dissolução do alumínio é promovida em função do deslocamento do equilíbrio químico estabelecido entre a espécie imobilizada no vidro e a espécie em solução. Por essa razão, recomenda-se que suplementos de nutrição de recém-nascidos contendo gluconato de cálcio sejam acondicionados em embalagens plásticas, e não nesse tipo de vidro.

Atualização da recomendação da Sociedade Portuguesa de Neonatologia. Disponivel em: www.spneonatologia.pt. Acesso em: 22 out. 2021 (adaptado).


Caso esse suplemento seja acondicionado em embalagem desse tipo de vidro, o risco de contaminação por alumínio será maior se o(a)



a)

vidro do frasco for translúcido.

 

b)

concentração de gluconato de cálcio for alta.

 

 

c)

frasco de vidro apresentar uma maior espessura.

 

 

d)

vidro for previamente esterilizado em altas temperaturas.

 

 

e)

reação do alumínio com gluconato de cálcio for endotérmica.

 

Resolução

A partir da leitura do texto, pode-se concluir que a problemática da interação dos íons alumínio da embalagem se dá pela presença de gluconato de cálcio (estrutura abaixo) no produto. 

Em presença de alumínio esse sal pode sofrer substituição dos íons cálcio por íons alumínio já que a interação de gluconato com alumínio é mais efetiva por uma série de fatores dentre os quais cabe citar a maior carga do alumínio (3+) em relação ao cálcio (2+), o que contribui para interações mais fortes devido à maior contribuição eletrostática e o caráter ácido de Lewis do alumínio que favorece sua interação com grupos aniônicos como o gluconato formando estruturas como a ilustrada a seguir:

Dessa forma, avaliando as alternativas, tem-se: 

a) Incorreta. O fato de o vidro ser translúcido implica apenas na quantidade de luz que atinge a amostra e, portanto, não interfere na reação entre gluconato de cálcio e alumínio.

b) Correta. Como o texto afirma que o problema de armazenar produtos em recipientes de alumínio ocorre principalmente para substâncias contendo gluconato de cálcio, infere-se que seja devido à reação entre esse sal e o alumínio. Dessa forma, se a concentração de gluconato for alta o risco de contaminação por alumínio tende a ser maior já que a reação ocorre em maior extensão. 

c) Incorreta. A espessura do frasco de vidro pode implicar um aumento na quantidade de alumínio mas não necessariamente leva a um aumento na interação entre este e o gluconato de cálcio.

d) Incorreta. A esterilização é uma prática para combate à microrganismos e, portanto, não gera efeitos na problemática da interação entre gluconato de cálcio e alumínio.

e) Incorreta. O fato de a reação ser endotérmica implica apenas nas trocas de calor envolvidas no sistema e, portanto, não aumenta o risco de contaminação por alumínio.