Logo ENEM

Questão 113 Enem 2023 - dia 2 - Matemática e Ciências da natureza

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 113

Cromossomos Mutações cromossômicas Núcleo celular Componentes do núcleo celular

Avaliação de substâncias genotóxicas

O ensaio de micronúcleos é um teste de avaliação de genotoxicidade que associa a presença de micronúcleos (pequenos núcleos que aparecem próximo aos núcleos das células) com lesões genéticas. Os micronúcleos são fragmentos de DNA encapsulados, provenientes do fuso mitótico durante a divisão celular.

DIAS, V. M. Micronúcleos em células tumorais: biologia e implicações para a tumorigênese. Dissertação de Mestrado. USP, 2006 (adaptado)


Os micronúcleos se originam dos(as)



a)

nucléolos.

b)

lisossomos.

c)

ribossomos.

d)

mitocôndrias.

e)

cromossomos.

Resolução

Os micronúcleos (figura 1) são constituídos por fragmentos de um único cromossomo ou por um cromossomo inteiro, além de um envoltório nuclear próprio. Eles são pequenos corpos citoplasmáticos que se formam durante a anáfase da mitose ou da meiose. Durante essa etapa da divisão celular, a enzima separase hidrolisa as proteínas conhecidas como coesinas, que unem as cromátides-irmãs, promovendo, portanto, a separação das próprias cromátides-irmãs (anáfase da mitose ou anáfase II) ou dos cromossomos homólogos (anáfase I), que se dirigem a polos opostos da célula em divisão, puxados pelas fibras do fuso (as quais são constituídos por microtúbulos).

 

Figura 1: micronúcleo em células de eritrócitos de sangue periférico de tambaqui corados com corante Panótico. Fonte: Teodoro, Valdeir & Santos, Farias & Mikelle, Unir & Gutierrez, Perboni & Bay, Unir & Pontuschka, Rute & Fernanda, Unir & Bay Hurtado, Fernanda. (2015). FREQUÊNCIA DE MICRONÚCLEOS EM TAMBAQUIS DE CULTIVO SEMI- INTENSIVO EM PISCICULTURAS DE PRESIDENTE MÉDICI – RO.

 

A formação desses núcleos extras ao final do processo de mitose ou de meiose, em excesso aos núcleos das próprias células-filhas, indica que erros ocorreram durante a separação dos cromossomos homólogos ou das cromátides-irmãs, devido à presença de compostos genotóxicos. Desse modo, as células-filhas formadas possuirão uma parte de um cromossomo ou até mesmo um cromossomo inteiro faltando.

Como os micronúcleos são constituídos por fragmentos oriundos de moléculas de DNA, as quais não foram corretamente separadas durante a anáfase, a sua origem corresponde às estruturas celulares que são formadas por material genético (DNA). Portanto, apenas os cromossomos localizados no núcleo da célula poderiam fornecer os fragmentos de DNA necessários à formação dos micronúcleos.

a) Incorreta. Os nucléolos são regiões do núcleo formadas por genes codificantes de RNAr (RNA ribossômico), ou seja, por DNAr. Porém, no nucléolo também se encontram moléculas de RNAr, além das proteínas específicas que constituem as subunidades ribossomais.

b) Incorreta. Os lisossomos são organelas membranosas responsáveis pela digestão intracelular, tanto por autofagia quanto por heterofagia. Diferentemente das mitocôndrias e dos cloroplastos, os lisossomos não contêm material genético próprio, ou seja, não contém DNA próprio.

c) Incorreta. Os ribossomos são organelas responsáveis pela síntese de proteínas, processo conhecido como tradução. Essas organelas não membranosas são constituídas por RNAr (RNA ribossômico) e por proteínas. Desse modo, não há DNA em sua composição química.

d) Incorreta. As mitocôndrias são organelas responsáveis pela síntese de ATP a partir do processo de respiração celular aeróbica. Elas utilizam piruvato e ácido cítrico como fontes de energia e consomem gás oxigênio, o qual atua como aceptor final de elétrons. Embora as mitocôndrias possuam DNA circular próprio, essas moléculas não são liberadas no citosol durante o processo de divisão celular, de modo que elas não poderiam constituir os micronúcleos. Além disso, o processo de divisão das mitocôndrias é semelhante à fissão binária de bactérias, não envolvendo a formação do fuso mitótico.

e) Correta.