O manual de um automóvel alerta sobre os cuidados em relação à pressão do ar no interior dos pneus. Recomenda-se que a pressão seja verificada com os pneus frios (à temperatura ambiente). Um motorista, desatento a essa informação, realizou uma viagem longa sobre o asfalto quente e, em seguida, verificou que a pressão no interior dos pneus não era a recomendada pelo fabricante. Na ocasião, a temperatura dos pneus era . Após um longo período em repouso, os pneus do carro atingiram a temperatura ambiente . Durante o resfriamento, não há alteração no volume dos pneus e na quantidade de ar no seu interior. Considere o ar dos pneus um gás perfeito (também denominado gás ideal).
Durante o processo de resfriamento, os valores de pressão em relação à temperatura são representados pelo gráfico:
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Segundo o enunciado, a transformação por que passa o gás presente no pneu em seu resfriamento é isométrica (a volume constante, fixo) com conservação da quantidade de matéria (mesmo número de moléculas e átomos, fixo). Pela equação de estado dos gases ideais, sendo a constante dos gases ideais,
em que é uma constante. Isso mostra que a pressão do gás é proporcional à sua temperatura absoluta ao longo do processo. O único gráfico que ilustra uma relação de proporcionalidade (linear) entre e , com redução de temperatura, , é o da alternativa e.