Logo ENEM

Questão 123 Enem 2023 - dia 2 - Matemática e Ciências da natureza

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 123

Ciclo reprodutivo (Angiospermas) Artrópoda

O número de abelhas encontra-se em declínio em várias regiões do mundo, inclusive no Brasil, sendo que vários fatores contribuem para o colapso de suas colmeias. Nos Estados Unidos, bombas de sementes de espécies vegetais nativas têm sido utilizadas para combater o desaparecimento desses insetos. Elas são pequenas bolinhas recheadas com sementes, adubo e argila. Quando são arremessadas e ficam expostas ao sol e à chuva, germinam até mesmo em solo pouco fértil. 

DARAYA, V. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br. Acesso em: 2 fev. 2015 (adaptado).

 


Esse método contribui para a preservação das abelhas porque



a)

reduz sua predação.

b)

reduz o uso de pesticidas.

c)

reduz a competição por abrigo.

d)

aumenta a oferta de alimento. 

e)

aumenta os locais de reprodução. 

Resolução

Existem diferentes estratégias de restauração florestal, processo que consiste na recuperação de áreas de vegetação nativa degradadas. Dentre as diversas estratégias utilizadas, estão os métodos de restauração ativa, que contam com a intervenção humana, como, por exemplo, o plantio de mudas nativas.

Uma estratégia alternativa para a restauração de ecossistemas degradados e para a adequação ambiental de propriedades rurais é o uso de técnicas chamadas de nucleadoras. Elas têm o objetivo de formar pequenos núcleos de vegetação como pontos de partida para a regeneração dos ecossistemas e, assim, facilitar os processos de sucessão ecológica secundária. Dentre as técnicas de nucleação utilizadas estão: poleiros artificiais, transposição de solos, transposição de galharia e chuva de sementes.

Esta última estratégia, conhecida como bomba de sementes ou chuva de sementes, é caracterizada pela coleta de sementes (e outros propágulos) em regiões de matas nativas para serem depositadas no espaço a ser restaurado posteriormente. Como mencionado no texto, essas bombas de sementes consistem em pequenas “bolinhas” recheadas com sementes, adubo e argila, tendo sido muito utilizadas por ativistas norte-americanos na década de 1970 como estratégia de reflorestamento. Entre as sementes usadas, estão espécies que produzem flores atrativas para abelhas (classe Hymenoptera; filo Arthropoda), cujas populações estão em declínio no mundo todo.

As abelhas são os mais importantes agentes polinizadores (entomofilia) para as plantas com flores (angiospermas; figura 1). Assim sendo, elas são indispensáveis para a produção de alimentos, uma vez que polinizam cerca de 70% das espécies vegetais que fornecem as frutas e os cereais que a espécie humana consome. Entre as variedades de alimentos gerados a partir da polinização por abelhas estão arroz, feijão, trigo, uva, cevada, maçã, morango, mamão, abacate, tomate, entre muitas outras.

 

Figura 1: polinização por abelhas (melitofilia), que buscam as flores para obter néctar e pólen como fontes de alimento. Fonte: banco de imagem.

 

O processo de polinização consiste em transportar os grãos de pólen de uma flor para outra, em geral entre diferentes indivíduos, o que favorece o encontro dos gametas masculinos (células espermáticas) e femininos (oosfera), promovendo assim a reprodução sexuada e a geração de variabilidade genética. Para atrair esses insetos, as plantas com flores foram selecionadas não só para possuir pétalas vistosas, com cores chamativas, mas também para produzir alimento sob a forma de néctar (por meio de glândulas chamadas de nectários) e pólen (produzidos pelas anteras). Enquanto o néctar é fonte de carboidratos, principalmente glicose e frutose, o pólen é rico em proteínas e lipídios, todos nutrientes importantes para a manutenção do metabolismo dos insetos adultos e para o desenvolvimento das larvas.

Existem vários fatores que têm contribuído para o colapso das colônias de abelhas ao redor do mundo, como o uso desenfreado de pesticidas e a proliferação e espalhamento de parasitas (como alguns ácaros, por exemplo). Além disso, a maior frequência de eventos extremos causados pelas mudanças climáticas também tem gerado um impacto negativo sobre as populações desses insetos. Todos esses fatores juntos levam à redução dos habitats naturais das diferentes espécies de abelhas, impactando não só as espécies nativas de plantas, mas também os seres humanos que delas dependem para a produção de alimentos.

a) Incorreta. O aumento do número de plantas que produzem flores ricas em néctar não irá reduzir a taxa de predação das abelhas. O efeito oposto seria mais provável, uma vez que muitos predadores patrulham manchas de flores com o objetivo de caçar esses insetos.

b) Incorreta. Os pesticidas são utilizados para controlar pragas agrícolas. Desse modo, apenas técnicas como o controle biológico poderiam reduzir o emprego de substâncias químicas tóxicas no controle de pragas.

c) Incorreta. As flores que servem como fontes de alimento não possuem a função de abrigo para abelhas, insetos que, de forma geral, constroem ninhos conhecidos como colmeias.

d) Correta. 

e) Incorreta. As abelhas se reproduzem em épocas específicas do ano, quando zangões e rainhas jovens saem das colmeias e se encontram no ambiente, onde se reproduzem e fundam novos ninhos. As manchas de flores não possuem um papel específico como local de reprodução para zangões e rainhas jovens.