Logo ENEM

Questão 131 Enem 2023 - dia 2 - Matemática e Ciências da natureza

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 131

Poluição e interferências humanas

A biorremediação designa tratamentos que usam organismos para reduzir a quantidade de substâncias tóxicas no ambiente ou degradá-las em substâncias não tóxicas ou de menor toxicidade. Uma planta aquática, o aguapé, tem sido utilizada para a biorremediação de ambientes contaminados por metais tóxicos. Sabe-se que esses poluentes serão captados para dentro do corpo do vegetal.


Dentro do corpo do vegetal, esses contaminantes serão



a)

digeridos por enzimas.

b)

acumulados nos tecidos.

c)

eliminados pelos estômatos.

d)

metabolizados por glândulas.

e)

utilizados como fonte energética.

Resolução

A biorremediação é um processo que utiliza organismos vivos, tais como plantas, para a remoção de poluentes presentes no ambiente (ar, água ou solo) com o objetivo de mitigar seus danos ambientais. A planta aquática aguapé tem o potencial de remover toxinas da água, sendo que, em artigo publicado na revista científica Nature foram detalhados dados que demonstram a eficiência da planta na biorremediação de rios contaminados com metais tóxicos (zinco, níquel, cádmio, arsênico e chumbo). Como a remoção ocorre pela absorção, as raízes da planta acumulam a maior quantidade de contaminantes, sendo que um dos desafios é o destino do aguapé contaminado, para que os poluentes não retornem para o ambiente. Uma das estratégias sugeridas seria a utilização para a geração de produtos plásticos, como o conduite, evitando seu retorno ao ambiente. 

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45659221. Acesso em 12 de novembro de 2023.

a) Incorreta. As plantas não possuem enzimas digestivas que possibilitem a degradação de metais tóxicos. Esses metais são quimicamente simples e não passam pelo processo de digestão. Além disso, também não há enzimas capazes de convertê-los em compostos menos nocivos. 
b) Correta. A planta absorve os compostos tóxicos do ambiente, mas não é capaz de metabolizá-los, ou seja, de transformá-los em compostos menos tóxicos ou não tóxicos. Dessa forma, os poluentes ficam retidos e acumulados nos tecidos do vegetal, como nas raízes. 
c) Incorreta. Os estômatos são estruturas localizadas nas folhas e responsáveis pelas trocas gasosas e transpiração do vegetal. Essa estrutura não está associada à eliminação de compostos tóxicos.
d) Incorreta. Algumas plantas carnívoras possuem glândulas produtoras de enzimas para digestão, mas não há nenhum relato de glândula produtora de enzimas que atua na degradação de compostos tóxicos.
e) Incorreta. Os metais tóxicos não podem ser utilizados como fonte de energia, pois não são moléculas orgânicas, como os carboidratos, principal fonte de energia dos vegetais e demais seres vivos.