Logo ENEM

Questão 157 Enem 2023 - dia 2 - Matemática e Ciências da natureza

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 157

Probabilidade Análise Combinatória

Ao realizar o cadastro em um aplicativo de investimentos, foi solicitado ao usuário que criasse uma senha, sendo permitido o uso somente dos seguintes caracteres:

  • algarismos de 0 a 9;
  • 26 letras minúsculas do alfabeto;
  • 26 letras maiúsculas do alfabeto;
  • 6 caracteres especiais !, @, #, $, *, &.

Três tipos de estruturas para senha foram apresentadas ao usuário:

  • tipo I: formada por quaisquer quatro caracteres distintos, escolhidos dentre os permitidos;
  • tipo II: formada por cinco caracteres distintos, iniciando por três letras, seguidas por um algarismo e, ao final, um caractere especial;
  • tipo III: formada por seis caracteres distintos, iniciando por duas letras, seguidas por dois algarismos e, ao final, dois caracteres especiais.

Considere p1, p2 e p3 as probabilidades de se descobrirem ao acaso, na primeira tentativa, as senhas dos tipos I, li e III, respectivamente.


Nessas condições, o tipo de senha que apresenta a menor probabilidade de ser descoberta ao acaso, na primeira tentativa, é o



a)

tipo I, pois p1<p2< p3.

b)

tipo I, pois tem menor quantidade de caracteres.

c)

tipo II, pois tem maior quantidade de letras.

d)

tipo III, pois p3<p2< p1

e)

tipo III, pois tem maior quantidade de caracteres.

Resolução

Para determinar as probabilidades, vamos inicialmente, determinar a quantidade de senhas distintas que podem ser formadas de cada tipo.

Tipo I: neste tipo de senha estão disponíveis todos os

100-9+26Minúsculas+26Maiúsculas+6especiais=68

caracteres descritos, sendo assim, há

68·67·66·65=19545240

senhas de 4 caracteres distintos a serem formadas.

Tipo II: os três primeiros caracteres devem ser escolhidos dentre as 52 letras (maiúsculas e minúsculas) logo, o número de senhas deste tipo é dado por:

52L·51L·50L·10A·6Esp=7956000

Tipo III:

52L·51L·10A·9A·6Esp·5Esp=7160400

OBS: Observe que, mesmo sem calcular o número de possibilidades de cada tipo, podemos inferir que o número de senhas do tipo I é maior que do tipo II que, por sua vez, é maior que do tipo III.

  • De fato, ao comparar os tipos I e II, vemos que os 3 primeiros fatores do tipo II são menores que os três primeiros do tipo I e o produto dos dois últimos do tipo II (10 e 6) também é menor que o último do tipo I (65), desta forma do tipo II é menor que do tipo I.
  • Comparando agora os tipos II e III, temos quatro fatores iguais (52, 51, 10, 6) e o produto dos 2 restantes do tipo III (9 e 5) é menor que o fator restante do tipo II (50).

Ora, a probabilidade de se acertar a senha na primeira tentativa em cada tipo será o inverso dos valores obtidos. Desta forma, quanto mais possibilidades, menor é a probabilidade, ou seja, 

p1<p2<p3