Maio foi colorido de amarelo, e o foi porque mundialmente amarelo é a cor convencionada para as advertências. No trânsito, essas advertências têm sido fatais. A estimativa, caso nada seja feito, é a de que se atinjam assustadoras 2,4 milhões de mortes no trânsito em 2023 em todo o mundo.
A pressa constante, o sentimento de invisibilidade, a certeza de invulnerabilidade, a necessidade de poder, a falta de civilidade, a certeza da impunidade, a ausência de solidariedade, a inexistência de compaixão e o desrespeito por si próprio são circunstâncias reais que, não raro, concorrem para o comportamento violento no trânsito.
O Maio Amarelo, que preconiza a atenção pela vida, é uma das iniciativas nesse sentido. E é precisamente a atenção pela vida que está esquecida. Essa atenção por certo, requer menos pressa, mais civilidade, limites assegurados, consciência de vulnerabilidade, solidariedade, compaixão e respeito por si e pelo outro. Reafirmar e praticar esses princípios e valores talvez seja um caminho mais seguro e menos violento, que garanta a vida e não celebre a morte.
Disponível em: http://portaldotransito.com.br. Acesso em: 11 dez. 2018 (adaptado).
Considerando os procedimentos argumentativos utlizados, infere-se que o objetivo desse texto é
a) |
enumerar as causas determinantes da violência no trânsito. |
b) |
contextualizar a campanha de advertência no cenário mundial. |
c) |
divulgar dados numéricos alarmantes sobre acidentes de trânsito. |
d) |
sensibilizar o público para a importância de uma direção responsável. |
e) |
restringir os problemas da violência no trânsito a aspectos emocionais. |
a) Incorreta. Embora o segundo parágrafo apresente uma listagem de causas recorrentes de fatalidades no trânsito, não é possível afirmar que o objetivo final do texto seja a mera enumeração dessas causas, pois se discute também, por exemplo, os objetivos do Maio Amarelo.
b) Incorreta. A afirmação é inválida, uma vez que o texto não contextualiza a campanha internacionalmente, mas apenas explica que mundialmente o amarelo está relacionado a advertências, o que justifica a escolha da cor para simbolizar uma campanha de mobilização contra a violência no trânsito. Vale lembra que, no semáforo, a cor amarela é exatamente um sinal de atenção.
c) Incorreta. O primeiro parágrafo realmente apresenta um dado estatístico, cuja função é contextualizar numericamente o problema discutido, assim, o texto não se limita à divulgação de estatísticas.
d) Correta. As estratégias utilizadas no texto convergem para o objetivo final de mostrar ao público - potenciais partícipes do sistema de trânsito (tanto como motoristas, quanto pedestres) – que a responsabilidade pelo bem-estar coletivo depende de ações individuais, como a direção responsável. Tal postura seria, então, capaz de evitar todo o cenário descrito pelo 3º parágrafo e seria essencial para o alcance da atenção necessária, apontada pelo 4º parágrafo.
e) Incorreta. No 4º parágrafo, o texto menciona “limites assegurados”. Assegurar os limites, ou seja, definir e fiscalizar limites de velocidade, sinalizar adequadamente as vias, fiscalizar os condutores etc. é função do poder público e uma das ações necessárias para que se evite a violência no trânsito, ou seja, o problema não está circunscrito a aspectos emocionais, uma vez que também deriva de uma possível ineficiência do Estado em garantir a segurança no trânsito.