TEXTO I
SEGALL, L. Eternos caminhantes. Óleo sobre tela, 138 x 184 cm. Museu Lasar Segall, IbramMinc, São Paulo, 1919.
TEXTO II
Em 1933, a obra Eternos caminhantes ingressou em uma das primeiras edições das exposições de Arte Degenerada, promovida por membros do partido nazista alemão. Nos anos seguintes, ela voltaria a ser exibida na mostra denominada Exposição da Vergonha, promovida por pequenos grupos abastados. Em 1937, essa obra foi confiscada pelo Ministério da Propaganda daquele pais, na grande ação nacional-socialista contra a "Arte Degenerada".
SCHWARTZ, J. Perseguição à Arte Moderna em tempos de guerra. São Paulo: Museu lasar Segall, 2018 (adaptado) .
Quase cinquenta obras de Lasar Segall foram confiscadas pelo regime totalitário alemão na primeira metade do século XX, entre elas a obra Eternos caminhantes, considerada degenerada por
a) |
representar uma estética tida como inconveniente para o ideário político vigente. |
b) |
manifestar um posicionamento político-cultural concebido por grupos de oposição. |
c) |
expressar a cultura artística por meio da representação parcial do corpo humano. |
d) |
apresentar uma composição que antecipa o imaginário artístico germânico. |
e) |
estimular discussões sobre o papel da arte na construção coletiva de cultura. |
a) Incorreta. A alternativa faz referência ao fato (encontrado nas literaturas de História da Arte) de que os nazistas utilizavam obras do Expressionismo para argumentar que esses novos artistas valorizavam as doenças e depravações em seu contexto, o que é verdadeiro, entretanto, a palavra “inconveniente” na descrição abrevia, diminui o peso que era atribuído a essas pinturas em exposições como as “Exposição da vergonha” ou “Arte degenerada”, conforme se observará na alternativa B.
b) Correta. Os nazistas confiscavam esses trabalhos artísticos parte por sua estética tida como degenerada e parte por seu posicionamento contrário às suas políticas. Em "Eternos caminhantes", o artista demonstra justamente pessoas moribundas, destruídas, em agonia, demonstrando os estados de ânimos de parte das pessoas desse contexto, sendo, portanto, uma crítica ao cenário nazista e de guerras de seu tempo. Por esse motivo, essa obra foi confiscada pelos nazistas.
c) Incorreta. As representações dos corpos humanos na pintura em questão são isoladas, sem nada peculiar na imagem, portanto, não é possível afirmar que expressa uma cultura artística.
d) Incorreta. Como mencionado na alternativa “B”, o intuito era refletir sobre o cenário destrutivo de seu tempo, sendo assim, não há na composição visual nenhuma referência do imaginário germânico antecipado ou almejado.
e) Incorreta. Na composição encontram-se apenas corpos distorcidos, isolados de suas próprias identidades humanas. No fundo, é apresentado apenas um breu total. Partindo dessa análise, não é possível colher uma reflexão acerca da construção cultural da arte naquele contexto, mas, sim, reflexões introspectivas, existenciais, tangenciando agonias humanas.