TEXTO I
Logo no início de Gira, um grupo de sete bailarinas ocupa o centro da cena. Mãos cruzadas sobre a lateral esquerda do quadril, olhos fechados, troncos que pendulam sobre si mesmos em vaguíssimas órbitas, tudo nelas sugere o transe. Está estabelecido o caráter volátil do que se passará no palco dali para frente. Mas engana-se quem pensa que vai assistir a uma representação mimética dos cultos afro-brasileiros.
TEXTO II
Disponível em: www.grupocorpo.com.br. Acesso em: 2 jul. 2019.
No diálogo que estabelece com religiões afro-brasileiras sintetizado na descrição e na imagem do espetáculo, a dança exprime uma
a) |
crítica aos movimentos padronizados do balé clássico. |
b) |
representação contemporânea de rituais ancestrais extintos. |
c) |
reelaboração estética erudita de práticas populares. |
d) |
releitura irônica da atmosfera mística presente no culto a entidades. |
e) |
oposição entre o resgate de tradições e a efemeridade da vida humana. |
a) Incorreta. O texto não faz menção aos movimentos padronizados do balé. Portanto, não há uma crítica sobre o balé.
b) Incorreta. O texto não cita que os rituais foram extintos, apenas retrata e caracteriza os movimentos culturais dos rituais afro-brasileiros.
c) Correta. As informações do texto e da imagem evidenciam uma reelaboração estética erudita (que é fruto de muito estudo sistematizado) de práticas de movimentos corporais populares.
d) Incorreta. O texto e a imagem caracterizam e demonstram, através da dança, movimentos dos cultos afro-brasileiros, mas deixa claro que não é uma “representação mimética”, ou seja, idêntica. Logo, não é uma releitura irônica, mas um resgate da cultura de movimento.
e) Incorreta. O texto não faz oposição entre o resgate de tradições e a vida humana, pelo contrário. É a vida humana, através do corpo, que retrata a cultura de movimento dos ritos afro-brasileiros.