Como é bom reencontrar os leitores da Revista da Cultura por meio de uma publicação com outro visual, conteúdo de qualidade e interesses ampliados! ]cultura[, este nome simples, e eu diria mesmo familiar, nasce entre dois colchetes voltados para fora. E não é por acaso: são sinais abertos, receptivos, propícios à circulação de ideias. O DNA da publicação se mantém o mesmo, afinal, por longos anos montamos nossas edições com assuntos saídos das estantes de uma grande livraria - e assim continuará sendo. Literatura, sociologia, filosofia, artes... nunca será difícil montar a pauta da revista porque os livros nos ensinam que monotonia é só para quem não lê.
HERZ, P. ]cultura[, n. 1, jun. 2018 (adaptado).
O uso não padrão dos colchetes para nomear a revista atribui-lhes uma nova função e está correlacionado ao(à)
a) |
perfil de público-alvo, constituído por leitores exigentes e especializados em leitura acadêmica. |
b) |
propósito do editor, chamando a atenção para o rigor normativo nos textos da revista. |
c) |
exclusividade na seleção temática, direcionada para a área das ciências humanas. |
d) |
identidade da revista, voltada para a recepção e a promoção de ideias circulantes em livros. |
e) |
padrão editorial dos artigos, organizados em torno de uma proposta de design inovador. |
a) Incorreta. O texto não menciona a especificidade de um público leitor “exigente e especializado em leitura acadêmica”. Pelo contrário, justifica o uso pouco comum dos colchetes como representação da “receptividade” e “circulação das ideias”, o que pode ser compreendido como uma forma de popularização da publicação.
b) Incorreta. No texto, o uso dos colchetes “voltados para fora” é associado ao movimento de "abertura", “receptividade” e, consequentemente, de “circulação de ideias”, e não à “rigorosidade normativa nos textos”, que sugere um movimento menos abrangente.
c) Incorreta. Segundo o texto, o uso não padrão dos colchetes não altera o “DNA” das publicações, ou seja, as ideias principais que orientam a revista. Nesse sentido, não é possível associar a seleção temática, cujos exemplos apresentados no texto referem-se a áreas das ciências humanas, ao uso dos sinais gráficos.
d) Correta. O texto afirma um reencontro com leitor da Revista da Cultura “por meio de um novo visual” e, em seguida, explica o porquê dos “colchetes voltados para fora” no novo nome da publicação, “]cultura[”. A alteração indica “abertura”, “receptividade” e maior “circulação dos assuntos publicados” (que são baseadas em livros).
e) Incorreta. No texto, o novo design da revista não é associado a um “padrão editorial dos artigos”, mas à propagação, abrangência da publicação.