Logo ENEM

Questão 51 Enem 2023 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 51

Temas da Sociologia

    Por trás da "mágica" do Google Assistant de sua capacidade de interpretar 26 idiomas está uma enorme equipe de liguistas distribuídos globalmente, trabalhando como subcontratados, que devem rotular tediosamente os dados de treinamento para que funcione. Eles ganham baixos salários e são rotineiramente forçados a trabalhar horas extras não remuneradas. A inteligência artificial não funciona com um pozinho mágico. Ela funciona por meio de trabalhadores que treinam algoritmos incansavelmente até que eles automatizem seus próprios trabalhos. 

A Inteligência Artifical (IA) da economia freeelancer está vindo atrás de você. Disponível em: https://mittechreview.com.br. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).


O texto critica a mudança tecnológica em razão da seguinte consequência: 



a)

a) Diversificação da função. 

 

b)

Mobilidade da população. 

 

 

c)

Autonomia do empregado. 

 

 

d)

Concentração da produção. 

 

 

e)

Invisibilidade do profissional.  

 

Resolução

a) Incorreta. O texto não critica a diversidade de funções dos trabalhadores, mas sim a realização de trabalhos que são invisíveis ao público comum.

b) Incorreta. Não há nenhuma relação do texto, que se foca nas questões do trabalho e de utilização de Inteligência Artificial, com a questão da mobilidade da população.

c) Incorreta. Ao contrário do que afirma a alternativa, o referido trabalho possui pouca autonomia e está inserido numa realidade de exploração e de inúmeras horas extras sem remuneração.

d) Incorreta. O texto não aborda a questão da concentração da produção, mas sim a exploração de um trabalho especializado que se torna invisível ao público em geral.

e) Correta. O texto destaca que as pessoas em geral consideram as novas tecnologias como surgidas por um processo mágico e não conseguem enxergar que por trás de todas essas inovações há uma série de trabalhadores que possuem baixos salários, trabalham horas extras não remuneradas e que, ao final, automatizam seus próprios trabalhos.