Os séculos XV e XVI, quando se vão desmoronando as estruturas socioeconômicas da Idade Média perante os novos imperativos da Época moderna, constituem um momento-chave na história florestal de toda Europa Ocidental. Abre-se, genericamente, um longo período de "crise florestal", que se manifesta com acuidade nos países onde mais se desenvolvem as atividades industriais e comerciais. As necessidades em produtos lenhosos aumentam drasticamente com o crescimento do consumo nos mercados urbanos e nas regiões onde progridem a metalurgia e a construção naval, além de sua utilização na vida quotidiana de toda população.
DEVY-VARETA, N. Para uma geografia histórica da floresta portuguesa. Revista da Faculdade de Letras - Geografia, n. 1, 1986 (adaptado).
Qual acontecimento do período constribuiu diretamente para o agravamento da situação descrita?
a) |
O processo de expansão marítima.
|
b) |
A eclosão do renascimento cultural.
|
c) |
A concretização da centralização política.
|
d) |
O movimento de reformas religiosas.
|
e) |
A manutenção do sistema feudal.
|
a) Correta. A crise florestal experimentada pela Europa nos séculos XV e XVI foi um reflexo da crescente demanda por produtos lenhosos, que se intensificou nos países onde as "atividades industriais e comerciais" estavam em expansão e nas regiões que testemunhavam o crescimento da "metalurgia e a construção naval". O início e o avanço das navegações ultramarinas nos séculos XV e XVI, assim como o desenvolvimento da indústria naval subjacente a esse processo, desencadearam uma busca acelerada por madeira, causando um uso cada vez mais intenso das áreas florestais. Portanto, ainda que outras alternativas também abordem eventos históricos ocorridos dentro do período relatado, a presente alternativa apresenta o elemento que está mais diretamente vinculado ao episódio da história florestal abordada pelo exercício.
b) Incorreta. O Renascimento Cultural foi um movimento cultural, artístico e intelectual que teve seu auge na Europa, especialmente na Itália, durante os séculos XIV ao XVI. Embora esse movimento esteja inserido no contexto da questão, é impreciso atribuir a ele o agravamento da necessidade de produtos lenhosos, causa da situação descrita no texto.
c) Incorreta. O período mencionado no texto coincide com o momento de formação das monarquias nacionais na Europa, um processo de centralização política que deu origem aos Estados Modernos e substituiu a fragmentação política típica do feudalismo. Entre outros aspectos, tal processo teve como desdobramento o incentivo às navegações, visto que os Estados recém-formados tornaram-se fundamentais financiadores das navegações além-mar. Assim, a alternativa associa-se com o agravamento da situação descrita no texto, no entanto, a relação mais direta e explícita pelo texto envolve a dimensão econômica de tal processo, manifestada na expansão marítima.
d) Incorreta. O movimento das reformas religiosas teve início somente no século XVI e não apresentou uma relação direta com o aumento da necessidade de produtos lenhosos e o consequente aumento do consumo desses. Tratou-se de um movimento de reforma na Cristandade, com significativos impactos para a Igreja Católica mas sem relação direta com a história florestal.
e) Incorreta. O período em questão - séculos XV e XVI - marca o início da Idade Moderna, época em que o sistema feudal já tinha entrado em declínio. Já nos séculos finais da Idade Média (séculos X a XV) ocorreu na Europa o Renascimento Comercial, caracterizado pela retomada das atividades comerciais e também pelo processo de formação das monarquias nacionais.