Logo ENEM

Questão 53 Enem 2023 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 53

Incas

    Tahuantinsuyu - nome do Império Inca em quéchua - era dividido em quatro partes ou suyus: Chinchaysuyu (noroeste do Peru e Equador), Antisuyu (parte amazônica do império), Collasuyu (atual Bolívia) e Condesuyu (costa do Oceano Pacífico) e tinha Cuzco, no atual Peru, como sua capital imperial. Oficialmente, todas as etnias dominadas pelos incas deveriam adotar a língua quéchua, adorar o Sapa Inca e o Sol e pagar taxas em forma de horas de trabalhos periódicos. No entanto, pode-se dizer que o Império Inca era como um mosaico cultural em que vários e diferentes grupos étnicos adoravam o Sapa Inca e o Sol mas, simultaneamente, continuavam a adorar seus deuses locais e também a falar em suas línguas nativas. 

MARTINS, C. Os Incas e os tahuantinsuyu: apresentação. Disponlvel em: http://antigo.anphlac.org. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).

Ao comparar, no texto, a vertente da dominação territorial com os aspectos culturais, os incas tinham uma postura 



a)

aceitável no que alude aos direitos humanos. 

 

b)

admissível no que remete às crenças coloniais. 

 

 

c)

tolerável no que se refere aos regimes tributários. 

 

 

d)

flexível no que diz respeito aos costumes religiosos. 

 

 

e)

compreensível no que concerne às normas laborais. 

 

Resolução

a) Incorreta. Entende-se por direitos humanos um conjunto de liberdades básicas e direitos fundamentais inerentes a todas as pessoas, sendo esses direitos inalienáveis e universais. No entanto, o texto não oferece informações suficientes para afirmar que a postura inca apresenta esse sentido, já que aborda somente aspectos específicos, como língua e religiosidade das regiões dominadas. Ademais, destaca-se também que a noção de Direitos Humanos surgiu no contexto da Revolução Francesa (Séc. XVIII), cronologicamente posterior ao Império Inca abordado pelo excerto.

b) Incorreta. O texto não menciona a postura dos Incas em relação às crenças coloniais, mas sim a relação desse Império com o mosaico cultural e os vários grupos étnicos que o compunham. Ou seja, trata somente da dinâmica interna do Império e não de sua relação com o projeto colonizador.

c) Incorreta. A postura Inca não poderia ser considerada tolerante no que se refere aos regimes tributários, visto que oficialmente todas as etnias deveriam pagar taxas na forma de horas de trabalho periódicas. Assim, não havia flexibilidade em relação ao pagamento da tributação.

d) Correta. A alternativa acerta ao afirmar que a postura Inca era flexível no que diz respeito aos costumes religiosos, pois, de acordo com o texto, os vários grupos étnicos que compunham o Império, simultaneamente à adoração ao Sapa Inca e ao Sol, poderiam continuar adorando seus deuses locais. Assim, havia certa flexibilidade por parte da governança central com as manifestações religiosas locais.

e) Incorreta. Não é possível afirmar que os Incas eram compreensíveis no que concerne às normas laborais, pois determinavam oficialmente que todas as etnias dominadas deveriam pagar taxas na forma de horas de trabalho periódicas. Ou seja, não havia significativa flexibilidade ou compreensão em relação aos aspectos laborais.