Alternativas logísticas estão servindo de instrumentos que ativam os mercados especuladores de terras nas diferentes regiões da Amazônia e constituem em indicadores utilizados por diferentes atores para defender ou denunciar o avanço da cultura da soja na região e, com ela, a retomada do desmatamento. É evidente que o crescimento do desmatamento tem a ver também com a expansão da soja, porém atribuir a ela o fator principal parece não totalmente correto. Parto da compreensão central de que a lógica que gera o desmatamento está articulada pelo tripé grilheiros, madeireiros e pecuaristas.
OLIVEIRA. A. U. A Amazônia e a nova geografia da produção da soja. Terra Livre, n. 26, jan.-jun. 2006 (adaptado).
Na visão do autor, o problema central da situação descrita é desencadeado pela
a) |
apropriação de áreas devolutas.
|
b) |
sonegação de impostos federais.
|
c) |
incorporação de exportação ilegal.
|
d) |
desoneração de setores produtivos.
|
e) |
flexibilização de legislação ambiental.
|
O processo de desmatamento da Amazônia é uma problemática que possui repercussões no campo ambiental, social, econômico e, por conseguinte, é um tema que impacta as relações geopolíticas mundiais. O Brasil vem sofrendo pressão internacional nos últimos anos por conta dessa questão, inclusive com ameaças de boicote comercial por partes de alguns países .
Para resolução desseexercício é fundamental estar atento ao fato de que o texto do geógrafo Ariovaldo Umbelino destaca a importância do tripé grilagem, madeireiros e pecuaristas no desmatamento da Amazônia.
O processo de grilagem é definido como a falsificação de títulos de propriedades de terra. Possui esse nome porque era muito comum no século XIX colocar esses documentos falsos em caixas com grilos para que o papel ficasse com uma aparência de envelhecido por conta de dejetos liberados por esses animais e, com isso, parecesse um documento legítimo de posse. A prática da grilagem presente até os dias atuais permite a apropriação de terras públicas e assim é aberta a possibilidade da expansão de madeireiras e da pecuária sobre novas áreas da floresta, ampliando a destruição da mata.
a) Correta. Terras devolutas são áreas pertencentes ao Estado brasileiro. O processo de grilagem favorece a apropriação de forma ilegal dessas terras, permitindo a expansão das áreas desmatadas.
b) Incorreta. Sonegar imposto significa não realizar o pagamento desses tributos e o texto não faz nenhuma conexão entre essa ideia e o desmatamento da Amazônia.
c) Incorreta. O texto não indica a incorporação de exportação ilegal como o fator de destruição da mata e, sim, a exploração ilegal do território por meio da grilagem como fator de destruição ambiental.
d) Incorreta. Desoneração implica na redução ou isenção de pagamentos de impostos para o Governo e o autor não relaciona isso como causa da expansão do desmatamento.
e) Incorreta. Embora a legislação de proteção ambiental tenha sido flexibilizada com a aprovação em 2012 do novo Código Florestal e isso teve consequências sobre o desmatamento no país, o texto do professor Ariovaldo em nenhum momento indica tal mudança como principal motivo da expansão da destruição da Amazônia.