TEXTO I
Por hora, apenas os mais abastados poderão sonhar em viajar ao espaço, seja por um foguete ou por um avião híbrido, mas toda a população global poderá sentir os efeitos dessas viagens e avanços tecnológicos. Para uma aventura dessas, as empresas tiveram que criar novas tecnologias que podem, em algum momento, voltar para a sociedade. A câmera fotográfica, hoje comum no mundo, antes foi uma invenção para ser usada em telescópios, e o titânio, usado até na medicina, foi desenvolvido para a construção de foguetes.
ORLANDO, G. Corrida espacial dos bilionários pode trazer vantagens para todos. Disponível em: https://noticias.r7.com. Acesso em: 5 nov. 2021 (adaptado).
TEXTO II
CAZO. Disponivel em: www.humorpolitico.com.br. Acesso em: 5 nov. 2021.
Os textos apresentam perspectivas da nova corrida espacial que revelam, respectivamente:
a) |
Dependência e progresso.
|
b) |
Expectativa e desconfiança.
|
c) |
Angústia e adaptação.
|
d) |
Pioneirismo e retrocesso.
|
e) |
Receio e civilidade.
|
A corrida espacial foi um dos elementos marcantes nas disputas entre EUA e URSS durante o período da Guerra Fria (1945-1991). Nesse início do século XXI, há a emergência de uma nova corrida espacial com novos atores nessa disputa sendo China, EUA, Rússia e Índia os principais. A China conseguiu atingir o chamado lado oculto da Lua por meio de sondas espaciais. Já os EUA apresentaram como grande novidade a entrada de forma mais incisiva do setor privado, contribuindo com o país nessa disputa. De forma coadjuvante, países como Índia e Rússia deram alguns passos nessa corrida. O Brasil possui um programa espacial, mas com ambições e recursos financeiros bem mais modestos do que os países citados.
a) Incorreta. Dependência e progresso não condizem com as ideias representadas em cada texto. O texto 1 aborda possibilidades de avanços tecnológicos e o texto 2 é mais pessimista ironizando as possíveis consequências sociais para a humanidade.
b) Correta. O desenvolvimento de tecnologias espaciais sempre trouxeram como consequência o surgimento de novas tecnologias que chegaram para o uso da população no seu dia a dia e ao citar essa ideia, o texto 1 mostra uma expectativa de que isso possa acontecer novamente na nova corrida espacial, trazendo benefícios para a humanidade. Já o texto 2 demonstra uma desconfiança dos reais benefícios à população e retoma, de forma irônica, o impacto negativo que a chegada dos europeus teve para as sociedades indígenas.
c) Incorreta. O texto 1 não indica uma sensação de angústia e sim de otimismo e expectativa. O texto 2 não fala de adaptação, mas critica por meio de tom humorístico as possíveis consequências dessa corrida espacial.
d) Incorreta. Texto 1 não fala de pioneirismo, pois a situação escrita já tinha ocorrida na primeira corrida espacial. O texto 2 não aborda um retrocesso, mas o risco de possíveis retrocessos para população (simbolizada pelo extraterrestre) da nova corrida espacial.
e) Incorreta. O texto 1 não apresenta uma ideia de receio, mas sim uma postura otimista. O texto 2 não fala de civilidade, mas aborda a ideia de riscos associados ao domínio dos países sobre novos espaços extraterrestres explorados pelo ser humano.