A partir da década de 1930, começaram a ser discutidos no Brasil os princípios de racionalização do trabalho. As preocupações com a cozinha e o trabalho doméstico foram introduzidas com a medicina sanitária e a oferta de gás e eletricidade para o uso doméstico no início do século XX. A organização da cozinha visava atingir uma simplificação das tarefas, com a economia de movimentos, e o barateamento dos equipamentos, a partir da produção em grande escala. A padronização e racionalização da habitação e seus componentes visava uma radical transformação da casa, em especial da cozinha, e apoiava-se tanto no desenvolvimento de novos equipamentos quanto nos estudos de racionalização do trabalho doméstico. A principal preocupação era o desenvolvimento de um novo tipo de habitação, que deveria induzir um novo comportamento social.
SILVA. J. L. M. Transformações no espaço doméstico: o fogão a gás e a cozinha paulistana, 1870-1930. Anais do Museu Paulista, n. 2, jul.-dez., 2007 (adaptado).
No contexto descrito, as mudanças mencionadas proporcionavam às mulheres o (a)
a) |
controle do orçamento familiar.
|
b) |
liberação das tradições religiosas.
|
c) |
exercício da representatividade política.
|
d) |
ampliação dos momentos de socialização.
|
e) |
afastamento das atividades especializadas.
|
a) Incorreta. Não é possível afirmar, perante as informações do texto, que a implantação de inovações tecnológicas no lar, especialmente na cozinha, levaram a mulher a ter um melhor controle do orçamento familiar. A questão central é que com essas modificações, a mulher ganha tempo livre e poderá desenvolver atividades de trabalho também fora do lar.
b) Incorreta. Não há relação direta das questões informadas pelo texto, ligadas a inovações tecnológicas dentro do lar, com princípios religiosos.
c) Incorreta. O texto deixa claro que a mulher ganha tempo livre com a chegada de certas inovações tecnológicas dentro do lar e que com isso ela teria mais disponibilidade, provavelmente para exercer outra jornada de trabalho fora do lar. Nesse sentido, as questões políticas ficam em segundo plano, especialmente se ressaltarmos que no início do século XX a mulher não tinha direito ao voto, fato só conquistado na década de 1930.
d) Correta. Se pensarmos que as mulheres obtém tempo livre, pois a chegada de inovações tecnológicas para o lar as dispensam de várias atividades, podemos concluir que ela poderá assumir novas atividades fora do lar, especialmente no mercado de trabalho e, assim, ampliará seus momentos de socialização.
e) Incorreta. Ao contrário do que afirma a alternativa, ao assumir atividades fora do lar, a mulher poderia se especializar em alguma atividade profissional.