Concorrer e competir não são a mesma coisa. A concorrência pode até ser saudável sempre que a batalha entre agentes, para melhor empreender uma tarefa e obter melhores resultados finais, exige o respeito a certas regras de convivência preestabelecidas ou não. Já a competitividade se funda na invenção de novas armas de luta, num exercício em que a única regra é a conquista da melhor posição. A competitividade é uma espécie de guerra em que tudo vale e, desse modo, sua prática provoca um afrouxamento dos valores morais e um convite ao exercício da violência.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2006.
De acordo com a diferenciação feita pelo autor, que prática econômica é considerada moralmente condenável?
a) |
Adoção do dumping comercial. |
b) |
Fusão da função administrativa. |
c) |
Criação de holding empresarial. |
d) |
Limitação do mercado monopolista. |
e) |
Modernização da produção industrial. |
O texto apresentado ao aluno traz uma distinção fundamental sobre competição e concorrência, explicitando que há dentro da noção de cocorrência um valor positivo se atrelada a noção de necessidade de respeito às regras de convivência. Já a competição e a competitividade trazem um valor negativo para as relações humanas, pois deixam em segundo plano o respeito aos valores morais e é indutora de ações violentas.
Nesse sentido, é possível concluir que:
a) Correta. Uma ação que pode ser considerada como moralmente condenável é o dumping comercial, ação de movimentar uma grande quantidade de produtos (normalmente por parte de transnacionais visando a um mercado exterior) fazendo com que os preços desse produto fiquem abaixo da margem de lucro local, muitas vezes causando enormes prejuízos e prejudicando pequenas empresas.
b) Incorreta. Esse tipo de situação não é considerada atrelada ao aspecto competitivo, mas sim a maior eficiência dentro de uma lógica empresarial.
c) Incorreta. A holding é a empresa que comanda a estrutura administrativa e financeira de uma transnacional. Tal empresa existe há muito tempo dentro da lógica concorrencial capitalista e não implica em "afrouxamento dos valores morais e um convite ao exercício da violência", como menciona o autor.
d) Incorreta. A limitação do mercado monopolista (controle do mercado por uma única empresa) é algo positivo, segundo o autor, pois incentiva a concorrência e "o respeito a certas regras de convivência preestabelecidas ou não"; portanto, não está relacionado diretamente à competição.
e) Incorreta. A modernização também não implica em algo negativo, pois visa "empreender uma tarefa e obter melhores resultados finais" e não instaurar uma competitividade negativa.