Escrito durante a Primeira Guerra Mundial, o seguinte trecho faz parte da carta enviada pelo secretário do exterior britânico, Sir Arthur James Balfour, ao banqueiro Lord Rotschild, presidente da Liga Sionista, em 2 de novembro de 1917, a carta ficou conhecida como Declaração Balfour:
"O governo de Sua Majestade vê com aprovação o estabelecimento na Palestina de um lar nacional para o povo judeu, e fará todos os esforços para facilitar tal objetivo. Nada será feito que possa prejudicar os direitos civis e religiosos das comunidades não judaicas na Palestina."
GATTAZ, A. A Guerra da Palestina. São Paulo: Usina do Livro, 2002 (adaptado).
A análise do resultado do processo em questão revela que o governo inglês foi incapaz de garantir seu objetivo de
a) |
promover o bem-estar social. |
b) |
negociar o apoio muçulmano. |
c) |
mediar os conflitos territoriais. |
d) |
estimular a cooperação regional. |
e) |
combater os governos autocráticos. |
a) Incorreta. O objetivo do governo inglês daquele período não era "promover o bem- estar social", mas sim garantir o apoio da Federação Sionista da Grã-Bretanha, presidida pelo banqueiro Rotschild, no esforço de derrotar o Império Turco-Otomano ao longo da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Naquele período, os turco-otomanos controlavam a Palestina, zona de interesse daquela Federação. Após a derrota do Império Turco-Otomano, a região passaria a ser controlada pelos britânicos.
b) Incorreta. A Federação Sionista da Grã-Bretanha era de origem judaica e, dessa forma, não possuia qualquer relação com os interesses muçulmanos. Essa organização, representante do movimento sionista na Europa, defendia a criação de um Estado nacional judeu, que acabaria sendo criado na região da Palestina, mas apenas após o final da Segunda Guerra Mundial, em 1948, quando foi criado o Estado de Israel. A Declaração Balfour, citada na questão, marca um apoio do governo britânico ao estabelecimento desse Estado judeu na Palestina.
c) Correta. Ao propor tal declaração, o Reino Unido tentava mediar o já latente conflito entre os judeus sionistas, que estavam se deslocando até a Palestina e os muçulmanos que lá já viviam e, assim, poder obter vantagens ao longo da Primeira Guerra Mundial.
d) Incorreta. Embora a cooperação regional fosse importante para os britânicos, o objetivo principal da declaração foi tentar mediar de alguma forma o confronto entre os muçulmanos e judeus sionistas na Palestina, fato que depois levou a instituição do Reino Unido como o administrador daquela região, logo após o término da Primeira Guerra Mundial.
e) Incorreta. Não obstante o objetivo britânico de combater o Império Turco-Otomano na região da Palestina e, assim poder assumir o controle da região, a questão central não era combater governos autocráticos, mas sim fazer prevalecer os interesses daquela potência imperialista.