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Questão 76 Enem 2023 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

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Questão 76

Indústria cultural e Adorno Indústria cultural e Horkheimer

A diversão é o prolongamento do trabalho sob o capitalismo tardio. Ela é procurada por quem quer escapar ao processo de trabalho mecanizado para se pôr de novo em condições de enfrentá-lo. Mas, ao mesmo tempo, a mecanização atingiu um tal poderio sobre a pessoa em seu lazer e sobre a sua felicidade, ela determina tão profundamente a fabricação das mercadorias destinadas à diversão que essa pessoa não pode mais perceber outra coisa senão as cópias que reproduzem o próprio processo de trabalho.

ADORNO, T.; HORKHEIMER , M. Dialétlca do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.


No texto, o tempo livre é concebido como
 



a)

consumo de produtos culturais elaborados no mesmo sistema produtivo do capitalismo.

b)

forma de realizar as diversas potencialidades da natureza humana.

c)

alternativa para equilibrar tensões psicológicas do dia a dia.

d)

promoção da satisfação de necessidades artificiais.

e)

mecanismo e organização do ócio e do prazer.

Resolução

a) Correta. O texto, da autoria dos teóricos frankfurtianos Theodor Adorno e Max Horkheimer, destaca como a ideia de diversão é algo buscado por indivíduos que gostariam de escapar de uma lógica de trabalho mecanizado e repetitivo, fazendo isso em seu tempo livre. Porém, de acordo com os autores, a própria diversão consiste em um prolongamento do trabalho, nesse contexto de capitalismo tardio. Isso ocorreria porque os produtos culturais buscados como forma de diversão estão também inseridos na lógica de reprodutibilidade e mecanização do capitalismo tardio, sendo próprios de uma indústria cultural que não fornece um escape para o trabalhador esgotado pelo seu cotidiano de trabalho, mas sim uma inserção ainda mais profunda na lógica de produção capitalista, que determina demandas, formas de produção, conteúdos e modos de consumo.

b) Incorreta. O tempo livre poderia ser um momento utilizado para se desenvolver as potencialidades do ser humano, nos campos intelectual, físico, social, político, entre outros. Mas o que o texto expressa é a visão sobre a indústria cultural que marca o pensamento dos autores, de modo que o tempo livre na sociedade capitalista tardia estaria servindo como um afastamento do homem de suas potencialidades, e não um meio para atingí-las.

c) Incorreta. A abordagem da questão não versa sobre as tensões psicológicas, o que já poderia destacar a alternativa como incorreta. Mas podemos também desenvolver a ideia de que, como a tese defendida é que o tempo livre consagrado à diversão acaba por manter o indivíduo mergulhado no sistema no qual ele já vive, essas tensões psicológicas do cotidiano não seriam equilibradas, mas sim mantidas e reproduzidas, sendo que no máximo a indústria cultural conseguiria mascará-las sob uma lógica de diversão descompromissada.

d) Incorreta. O texto não aborda a necessidade do indivíduo por lazer e diversão como necessidades artificiais, mas sim comenta sobre a impossibilidade de escapar à lógica mecanizada do sistema no qual se está inserido via produções culturais formuladas no próprio contexto desse sistema.

e) Incorreta. Se lidarmos com o conceito do ócio criativo, ou seja, com a ideia de se utilizar o tempo livre para desenvolver a capacidade intelectual, ou mesmo usar as horas em que não se dedica ao trabalho como forma de atingir algum grau de prazer e satisfação genuínas, esses conceitos não se alinham com o discutido pela questão. Da mesma forma que a lógica da indústria cultural afasta o indivíduo do amplo gozar de suas faculdades humanas, ela também impede essa fruição dos momentos de ócio e de prazer.