Felizes tempos eram esses! As moças iam à missa de madrugada. De dia ninguém as via e se alguma, em dia de festa, queria pasear com a avó ou a tia, havia de ir de cadeirinhas. Bem razão têm os nossos velhos de chorar por esses tempos, em que as filhas não sabiam escrever, e por isso não mandavam nem recebiam bilhetinhos.
Novo correio de Modas, 1853, apud DONEGÁ, A. L. Publicar ficção em meados do século XIX: um estudo das revistas femininas editadas pelos irmãos Laemmert. Campinas: Unicamp, 2013 (adaptado).
Na perspectiva do autor, as tradições e os costumes sociofamiliares sofreram alterações, no século XIX, decorrentes de quais fatores?
a) |
Hábitos de leitura e mobilidade regional. |
b) |
Circulação de impressos e trânsito religioso. |
c) |
Valorização da língua e imigração estrangeira. |
d) |
Práticas de letramento e transformação cultural. |
e) |
Flexibilização do ensino e reformismo pedagógico. |
a) Incorreta. As mulheres só poderiam adquirir hábitos de leitura caso pudessem ser alfabetizadas, fato que segundo o texto só foi ganhando maior vigor em meados do século XIX. Ao mesmo tempo, embora a questão da mobilidade feminina, ou seja, o fato da mulher poder sair de casa com maior frequência em relação a períodos anteriores, seja um fator importante, não necessariamente isso é relativo a uma mobilidade regional.
b) Incorreta. Na verdade, devido a maior alfabetização da mulher aconteceu um aumento da circulação de impressos, que no texto são chamados de “bilhetinhos”. Nesse sentido, a alternativa aponta uma consequência, não uma causa.
c) Incorreta. Não há nenhuma citação de questões linguisticas ou migratórias no texto, nem pode-se fazer alguma inferência histórica sobre o assunto para justificar a mudança cultural apontada no fragmento.
d) Correta. De fato, um maior aceso feminino ao letramento levou a possibilidade de uma ampliação da vida social e a maiores oportunidades de interações sociais por parte das mulheres de meados do século XIX no Brasil.
e) Incorreta. A maior participação das mulheres deu-se muito mais pela própria modernização da sociedade e pela consequente transformação nos costumes, ao longo principalmente do Segundo Reinado, do que como fruto de qualquer grande nova visão pedagógica ou mudança nos padrões de ensino escolares.