Enormes alto-falantes sul-coreanos instalados na fronteira com o Norte costumavam transmitir desde canções em estilo K-pop (como é chamado o pop sul-coreano) até boletins climáticos e noticiário crítico ao vizinho comunista. O Norte costuma praticar atividade semelhante, transmitindo por seus alto-falantes discursos críticos a Seul e aliados. Durante os anos 1980, o governo sul-coreano construiu um mastro de 97 metros de altura para hastear sua bandeira no povoado de Daesong-dong, na fronteira com o Norte. O Norte respondeu com a construção de um mastro ainda mais alto (160m) na cidade fronteiriça de Gijung-dong. "Essas demonstrações são uma válvula de escape competitiva e importante entre os dois lados, fora de um possível conflito militar", diz o analista Ankit Panda.
TAN, Y. Disputa de mastros e alto-falantes com K-pop: as pequenas picuinhas do conflito entre as Coreias. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 7 nov. 2021 (adaptado).
Os atos de competição citados têm suas origens históricas vinculadas a um contexto de
a) |
domínio cultural-identitário de atores sociais. |
b) |
disputas étnico-raciais de povos tradicionais. |
c) |
divergências político-ideológicas de agentes estatais. |
d) |
imposição econômico-financeira de empresas privadas. |
e) |
protestos ecológico-sustentáveis de entidades ambientais. |
Um dos principais conflitos do período da bipolaridade mundial, também denominado de Guerra Fria (1945-1991) foi a Guerra da Coreia (1950-1953), que provoca a divisão da península da coreana em duas nações a partir do paralelo 38ºN, linha imaginária que delimitou a existência da Coreia do Norte (influenciada pelo socialismo soviético e chinês) e da Coreia do Sul (influenciada pelo capitalismo norte-americano). Oficialmente, o conflito não teve um acordo de paz, sendo assinado um acordo de cessar-fogo e o estabelecimento de uma zona desmilitarizada ao longo da fronteira entre os dois países, que guardam rivalidades intensas até os dias atuais. Essa área é descrita no texto como sendo uma paisagem "competitiva e importante entre os dois lados, fora de um possível conflito militar". Dessa forma:
a) Incorreta. Há relação entre dominação cultural e o texto, porém a questão pede a origem história desse conflito, que não é relacionada ao aspecto cultural e sim às questões geopolíticas inerentes à Guerra Fria.
b) Incorreta. Não há disputas étnico-raciais de povos tradicionais envolvidas no conflito entre as "coreias", pois em ambos os países há grande predomínio de uma única etnia: os coreanos.
c) Correta. As divergências político-ideológicas do período da Guerra Fria entre o sistema capitalista, liderado pelos EUA, e socialista, liderado pela então União Soviética, bem como as ameaças veladas norte-coreanas relacionadas a recentes testes com armas nucleares, leva os agentes estatais a manterem rivalidades e hostilidades no tempo presente, exemplificados pelo texto apresentado no enunciado.
d) Incorreta. As empresas privadas tiveram pouca influência direta em impor uma ordem econômica e financeira à realidade mencionada na questão.
e) Incorreta. Não há relação das competições apresentadas no texto com questões ecológicas e ambientais, sendo que os conflitos possuem origem política.