Logo ENEM

Questão 84 Enem 2023 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 84

Brasil Colônia Formação dos sistemas econômicos

Seda, madeiras aromáticas e têxteis, obras de arte, lã, cristais e muitas, muitas peças de porcelana chegaram ao Brasil ao longo dos séculos XVII e XVIII. A opulência proporcionada pelo ouro fez com que esses itens fossem ainda mais presentes em cidades mineiras como Ouro Preto, Mariana e Sabará. Esses objetos inspiraram a criação das chinesices, presentes em várias igrejas barrocas de Minas Gerais. No Brasil, é bem provável que a inspiração para as pinturas nas igrejas barrocas com pássaros, elefantes, tigres, mandarins e pagodes tenha sido tirada de gravuras, tecidos, móveis e, principalmente, das porcelanas chinesas que circulavam livremente em uma sociedade enriquecida pelo comércio do ouro e pedras preciosas.

MARIUZZO, P. Estudos interdisciplinares ampliam conhecimento sobre chinesice no barroco mineiro. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br. Acesso em: 23 nov. 2021 (adaptado).


O desenvolvimento do processo artístico descrito no texto foi possível pelo(a)



a)

representação arquitetônica.

b)

intercâmbio transcontinental.

c)

dependência econômica.

d)

intervenção estatal.

e)

padrão estético.

Resolução

 

O texto nos evidencia como são fortes as relações entre os aspectos econômicos e culturais numa sociedade. A partir de uma relação comercial, desnuda a influência cultural chinesa em algumas expressões do barroco mineiro que deu origem às "chinesices, presentes em várias igrejas barrocas de Minas Gerais".

a) Incorreta. O texto em nenhum momento fala de uma influência arquitetônica no surgimento da "chinesice", porque tal tendência surgiu a partir de objetos de consumo.

b) Correta. Segundo o texto,  a melhor hipótese para a presença das chinesices no barroco mineiro se dava por meio da presença de objetos e bens de consumo chineses presentes no dia a dia do Brasil em Minas Gerias durante o ciclo da mineração. A presença desses bens de consumo se justifica graças ao comércio transcontinental, ou seja, entre continentes diferentes que traziam tais produtos para as cidades mineradoras e em seus arredores naquele período.

c) Incorreta. A atividade aurífera citada no texto no século XVII e XVIII se deu no período colonial, fase na qual a dependência  econômica do Brasil era com Portugal e não com a China.

d) Incorreta. A presença dos produtos chineses não se dava por meio da intervenção estatal  mas sim  por meio da formação de uma elite econômica que tinha os recursos financeiros necessários para importar tais produtos.

e) Incorreta. Segundo o texto, a chinesice  não nasceu da importação de um padrão estético. A chinesice nasceu a partir da presença de objetos de consumo no dia a dia da elite brasileira durante o ciclo da mineração.