Nas últimas duas décadas, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul estreitaram relações de cooperação, dando origem ao grupo denominado BRICS. A primeira reunião de Cúpula ocorreu em 2009 – sem a participação da África do Sul, que foi incorporada ao grupo de países em 2011. Ainda que não se constitua oficialmente como bloco econômico, o BRICS vem articulando um conjunto de ações geopolíticas e econômico-financeiras, buscando influir na ordem global. Na 15ª Cúpula de chefes de Estado do BRICS, ocorrida em 2023, na África do Sul, tomou-se a decisão de incorporar seis novos países ao grupo: Argentina, Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Egito e Etiópia. Com essa nova configuração, o BRICS+, a partir de 2024, responderá por aproximadamente 46% da população mundial e quase 36% do PIB global.
Com base em seus conhecimentos e no texto acima, responda às questões a seguir.
a) Em qual momento de crise mundial foi criado o BRICS? Apresente ao menos três características semelhantes entre os países que formaram inicialmente o BRICS.
b) Indique a principal ação econômico-financeira do BRICS e a sua finalidade e cite duas aspirações políticas do grupo no âmbito do sistema internacional.
a) O BRICS foi criado no contexto da grave crise financeira iniciada em 2008 no setor imobiliário dos EUA. Houve uma bolha especulativa no preço dos imóveis que aumentou muito o preço desses imóveis; ao estourar essa bolha uma crise generalizada de inadimplência foi instalada e a crise se espalha pela economia e atinge a UE principalmente em países menos industrializados como Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha (PIGS). Com a crise nos EUA e Europa surge o grupo BRICS.
Características semelhantes do BRICS:
b) A principal ação econômico-financeira do BRICS foi a criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) ou o banco do BRICS, em 2014, na sexta cúpula do grupo, realizada no Brasil. A principal finalidade do banco é o fomento de investimentos em infraestrutura nos países do BRICS e em países subdesenvolvidos, para ser um contraponto à grande influência financeira dos EUA estabelecida desde a Segunda Guerra Mundial, com a criação do BIRD e do FMI.
Aspirações políticas do grupo: