Logo UNICAMP

Questão 6 Unicamp 2024 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 6

Emigração Migrações no Brasil Economia brasileira contemporânea Estrutura da população (pirâmides etárias brasileiras)

Ao analisar as Tabelas 1 e 2, verifica-se que, nas regiões Centro-Oeste e Norte, todos os estados, exceto Rondônia, tiveram uma taxa de crescimento anual de suas populações a qual ficou acima da média brasileira – considerando-se que a taxa brasileira de crescimento anual foi de 0,52% entre 2010 e 2022.

(Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/indicadores.html?localidade=BR. Acesso em: 03/09/2023.)

Sobre o processo de ocupação e modernização do território brasileiro e tendo em vista as informações da tabela, responda às questões a seguir


a) O que explica a elevada taxa de crescimento anual da população na Região Centro-Oeste na última década? Indique o principal eixo de metropolização da região e os fatores que impulsionam seu dinamismo.

b) Na Região Norte, entre os anos 1980 e 1991, o estado de Rondônia apresentou taxa de crescimento anual de 7,87%; já entre os anos de 2010 e 2022, foi o estado de Roraima que apresentou alta taxa de crescimento anual. Aponte dois fatores para o aumento da taxa de crescimento anual dos dois estados nos períodos mencionados.



Resolução

a) O processo de desconcentração econômica relativa, o qual o país vive, favoreceu o crescimento demográfico da região Centro-Oeste, acima da média nacional. A expansão de atividades econômicas regionais induziu a manutenção de fluxos migratórios para os estados dessa região, os quais já eram acelerados, desde a década de 1970. As atividades econômicas que contribuíram para crescimento regional foram o agronegócio e a atividade industrial. Ambas as atividades intensificaram o processo de urbanização, o avanço do setor terciário e o crescimento da oferta de empregos.

O avanço o agronegócio foi feito por meio da expansão das lavouras de produção intensiva, entre elas temos a lavoura da soja, milho, algodão e cana, além da pecuária melhorada. Já o avanço da industrialização se deu especialmente na região metropolitana de Goiânia, por meio de uma política agressiva de incentivos fiscais, a chamada guerra fiscal.

O eixo Brasília-Goiânia é o principal eixo de metropolização da região. A metropolização de Goiânia se deu por meio do processo de industrialização acima citado e pela dinamização do setor terciário, provocado por essa industrialização. Já a metropolização de Brasília está ligada com a existência de uma rede de serviços e comércios variados, relacionados ao tamanho expressivo do mercado consumidor com renda elevada e, também, da sua importância em termos de polarização política em nível nacional.

b) O crescimento dos dois estados está relacionado com a expansão da fronteira agrícola, porém, em décadas diferentes.

Entre os anos de 1980-1991, Rondônia assistiu à intensificação de fluxos migratórios, oriundos do centro-sul do país, por conta do avanço do agronegócio no estado e pela concessão subsídios fiscais. Também podemos citar o avanço de estrutura viária, visando a atração de investimentos para o estado. No caso de Roraima, entre os fatores que favoreceram o crescimento populacional, entre 2010 e 2022, temos a expansão da lavoura do arroz, a expansão da atividade aurífera (relacionada ao ouro), além da chegada de inúmeros refugiados e migrantes venezuelanos.