Logo UNICAMP

Questão 1 Unicamp 2024 - 2ª fase - dia 1

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 1

Flexão de gênero, número e grau (substantivo) social

Texto 1

(Perfil oficial do cantor Djavan no Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CuCjfdnrmz6/?igshid=MzRlODB iNWFlZA==. Acesso em: 06/11/2023.)

Texto 2

Quando anunciou que ainda estavam disponíveis “últimes entrades” para um show, Djavan sofreu duras críticas. Muitos o ridicularizaram nas redes sociais. Alguns, então, esclareceram que o show seria em Barcelona – e que o post fora escrito na língua local, o catalão. Era tarde demais. Djavan já havia sido arrastado para uma das grandes batalhas culturais do Brasil atual: a batalha em torno do que vem sendo descrito como “linguagem neutra”.

(Adaptado de: “Como disputa sobre linguagem neutra virou guerra cultural no Brasil?” Disponível em: https:// www.bbc.com/portuguese/articles/cw4v4dnm09lo. Acesso em: 30/09/2023.)

Texto 3

O debate pela inclusão de grupos pertencentes a gêneros em alguma medida marginalizados atingiu de cheio a linguagem. Isso repercutiu em propostas/usos, que contemplam: uso de feminino marcado no caso de substantivos comuns de dois gêneros (a presidenta); emprego de formas femininas e masculinas em vez do uso genérico do masculino (alunas e alunos, todas e todos); inclusão de marcas no final de substantivos e adjetivos, como x e @, bem como a ampliação de marcas já existentes, como e (amigx, amig@, amigue); alterações na base ou raiz de pronomes e artigos (ile, nile, dile, aquile, le). Embora nem todos esses exemplos se caracterizem como estratégias de neutralização, dialogam com essa noção, muitas vezes trivializada.

(Adaptado de: SCHWINDT, L. C. Sobre gênero neutro em português brasileiro e os limites do sistema linguístico. Revista da Abralin, v. 19, n.1, 2020.)


a) Explique em que consiste a linguagem neutra, mencionada no texto 2. Dentre os exemplos citados no texto 3, indique uma estratégia de neutralização e justifique a sua indicação.

b) Que marca linguística no texto 1 levou ao equívoco noticiado no texto 2? Por que a realização dessa marca em palavras como as que ocorrem no anúncio não pode ser caracterizada como uma forma de neutralização de gênero em português?



Resolução

a) A linguagem neutra é uma forma de comunicação que visa incluir todas as pessoas, evitando marcação de gênero masculino ou feminino.  Nesse sentido, ela inclui o gênero feminino - que, muitas vezes, é apagado durante o processo de comunicação - e, também, inclui pessoas não-binárias, que não se identificam exclusivamente com um gênero. Portanto, exemplos de neutralização da linguagem apresentados no texto 3 são: "a inclusão de marcas no final de substantivos e adjetivos, como x e @, bem como a ampliação de marcas já existentes, como e (amigx, amig@, amigue)" e as "alterações na base ou raiz de pronomes e artigos (ile, nile, dile, aquile, le)". No primeiro caso, pode-se verificar o uso da linguagem neutra, pois há o apagamento da desinência de gênero masculino ou feminino que ocorreria ao final da palavra (amigo ou amiga), resultando em amigx, amig@, amigue. Já no segundo caso -  em ile, nile, dile, aquile, le - ocorre uma alteração na base dos pronomes e artigos com o propósito de não marcar nenhum gênero, pois, por exemplo, o pronome ele é, usualmente, associado ao gênero masculino e ela ao gênero feminino, desse modo usa-se o ile com o intuito de neutralizar a linguagem.

b) No texto 1, a construção "últimes entrades" traz a marca linguística "e", ao final da palavra, que configura o equívoco citado no texto 2, visto que essa vogal, nesse caso, objetiva marcar a neutralização de gênero. Essa construção não pode ser caracterizada como forma de neutralizar a linguagem, porque o "a", ao final do substantivo "entrada", não se relaciona à questão de identidade de gênero; e o "a", ao final do adjetivo "últimas", ocorre devido à sintaxe de concordância nominal pelo fato de o substantivo "entrada" ser classificado como feminino. Além disso, vale dizer que a neutralização da linguagem ocorre quando o referente é um ser, o que não é o que ocorre no anúncio.