'Nevou' no Rio
Em pleno verão, o fenômeno que vem chamando atenção nas ruas do Rio é conhecido como “nevada carioca”, ou apenas “nevou”. Trata-se da mania de descolorir, platinando os cabelos até os fios ficarem completamente brancos, que tomou conta das cabeças dos jovens de Norte a Sul e virou a febre do momento. A onda começou às vésperas do Natal, ganhou força no réveillon e entrou em janeiro lotando os salões. Nascida nas comunidades e nos subúrbios, a tendência ultrapassou fronteiras geográficas e sociais da cidade, principalmente depois de ganhar as redes e de ter conquistado artistas e atletas. Cabeleireiros e donos de salão apostam que o modismo resiste com força até os dias de folia.
(Adaptado de: https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2023/01/nevou-no-rio-mania-de--descolorir-o-cabelo-ate-ficar-quase-branco-vira-moda-entre-os-cariocas.ghtml. Acesso em 22/06/2023.)
No texto, o verbo nevar apresenta sentido
a) |
literal e é sinônimo de descolorir. |
b) |
figurado e quer dizer embranquecer |
c) |
metafórico e é antônimo de escurecer. |
d) |
metonímico e significa cabelos brancos. |
a) Incorreta. O verbo nevar não foi empregado em sentido literal no texto apresentado, uma vez que faz referência a uma prática ligada ao tingimento dos cabelos, e não ao fenômeno natural da neve.
b) Correta. O verbo nevar está empregado em sentido figurado, dado que faz referência a uma prática de tornar os cabelos brancos, e não em seu sentido literal, ligado à neve como um fenômeno natural. Logo, é correto afirmar que o verbo assume o sentido de embranquecer, pois ele associa o branco da neve à cor dos cabelos tingidos nessa nova tendência estética.
c) Incorreta. Ainda que seja correto afirmar que o verbo nevar foi empregado em sentido metafórico no texto apresentado, não é correto defini-lo como antônimo de escurecer, pois nevar está ligado à cor dos cabelos que passam pelo processo de descoloração descrito no texto, e não a esclarecer ou, simplesmente, clarear. Em outras palavras, o resultado da prática de descolorir os cabelos não pode ser classificado como um antônimo de escurecer, pois não se limita a clarear os fios, mas especificamente a deixá-los brancos.
d) Incorreta. Não é possível identificar uma relação metonímica entre o verbo nevar e o procedimento a que ele se refere no texto. Além disso, não seria correto afirmar que esse verbo significaria cabelos brancos, uma vez que essa expressão é composta por substantivo (cabelos) e adjetivo (brancos) e, portanto, não indica nenhuma ação ou processo, o que caracteriza o uso de um verbo.