Texto 1
Vivemos no limiar de uma transição, em que a automação ocupará cada vez mais espaços na sociedade. Neste novo cenário, há um componente atuando com desenvoltura entre nós. Suas ações e decisões, invisíveis e muitas vezes autônomas, estão cada vez mais presentes no dia a dia da vida contemporânea. Seu comportamento, no entanto, é opaco e pouco compreendido. Trata-se dos algoritmos. São eles que, muitas vezes, decidem se você é contratado ou demitido, se você vai ter acesso a um benefício social, se seu visto de imigração vai ser concedido ou negado, quais notícias você vai ver nas redes sociais, qual o melhor trajeto do trabalho para casa ou qual o parceiro mais apropriado para um relacionamento.
(Adaptado de: MENDONÇA, R.F.; FIGUEIRAS, F.; ALMEIDA, V. Algoritmos controlam sociedade e tomam decisões de vida ou morte. Folha de S. Paulo, 7 abr. 2021.)
Texto 2
(Quadrinhos com o personagem laranja e amarelo, que representa um algoritmo, da série criada por André Dahmer. Disponível em: https://diplomatique.org.br/novas-tirinhas--de-andre-dahmer-transformam-algoritmo-em-personagem-intrometido/. Acesso em 28/07/2023.)
A partir do texto 1, é possível afirmar que o texto 2 explora o fato de que os algoritmos
a) |
definem o que é melhor ou mais apropriado para cada pessoa. |
b) |
são opacos porque aleatoriamente expõem às pessoas produtos para compra. |
c) |
se servem dos nossos dados para nos oferecer continuamente produtos a serem consumidos. |
d) |
controlam a vida humana para aperfeiçoar as nossas tomadas de decisão. |
O Texto 1 apresenta um artigo no qual é explorado o novo “componente” que tem atuado entre os seres humanos: o algoritmo. Explora-se que esse novo elemento, embora tenha tomado cada vez mais decisões a respeito da vida de todos, não tem seu funcionamento compreendido e, mesmo assim, tem sido responsável pelas tomadas de decisões muitas vezes determinantes para as trajetórias de cada um. O Texto 2, por sua vez, apresenta um personagem “o Algoritmo”, personificado e agindo como um coletor de dados nos dois primeiros quadros, nos quais ele constata os gostos de determinada pessoa que está acompanhando. No último quadro, então, usa esses dados para concluir o que a pessoa observada potencialmente poderá comprar.
a) Incorreta. O texto 2 explora o fato de que o algoritmo toma uma decisão de oferta de curso baseada em gostos pessoais, ironizando essa ação, não a encarando como uma escolha melhor e mais apropriada.
b) Incorreta. O texto 2 não apresenta o algoritmo expondo pessoas a produtos para compra de forma aleatória; ao contrário, baseia-se numa série de elementos para escolher um produto a ofertar.
c) Correta. A tirinha mostra exatamente o personagem Algoritmo coletando dados nos dois primeiros quadros para, ao final, oferecer um produto baseado nos dados coletados.
d) Incorreta. Na tirinha, o Algoritmo não aparece controlando a vida humana, mas coletando dados. Além disso, quando relacionamos a tirinha com o texto 1, fica evidente que essa postura é criticada, e não observada como algo positivo para ser associado a algum aperfeiçoamento.