Leia o trecho da reportagem:
“Mulher espancada após boatos em rede social morre no Guarujá, SP
(...)
A dona de casa Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (5), dois dias após ter sido espancada por dezenas de moradores do Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo a família, ela foi agredida a partir de um boato gerado por uma página em uma rede social (...)”
(G1, Santos, 05/05/2014. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/05/mulher-espancada-apos-boatos-em-rede-social-morre-em-guaruja-sp.html. Acessado em 04/07/2023.)
Assinale o trecho de um dos contos a seguir – extraídos de EVARISTO, Conceição. Olhos d’Água. Rio de Janeiro: Pallas; Fundação Biblioteca Nacional, 2016 –, trecho este que relaciona o acontecimento da reportagem ao texto de ficção:
a) |
“Os mais velhos, acumulados de tanto sofrimento, olhavam para trás e do passado nada reconheciam no presente. Suas lutas, seu fazer e saber, tudo parecia ter se perdido no tempo (...) Deram de clamar pela morte. E a todo instante eles partiam” (p. 112). |
b) |
“Vi só lágrimas e lágrimas. Entretanto, ela sorria feliz. Mas eram tantas lágrimas, que eu me perguntei se minha mãe tinha olhos ou rios caudalosos sobre a face. E só então compreendi. Minha mãe trazia, serenamente em si, águas correntezas (...). Águas de Mamãe Oxum!” (p. 18-19). |
c) |
“Os assaltantes desceram rápido. Maria olhou saudosa e desesperada para o primeiro. (...) Alguém gritou que aquela puta safada lá da frente conhecia os assaltantes (...). A primeira voz, a que acordou a coragem de todos, (...) levantou e se encaminhou em direção à Maria (...)” (p. 41-42). |
d) |
“Nos últimos tempos na favela, os tiroteios aconteciam com frequência e a qualquer hora. Os componentes dos grupos rivais brigavam para garantir seus espaços e freguesias. Havia ainda o confronto constante com os policiais que invadiam a área” (p. 76). |
A situação apresentada na reportagem - o espancamento de uma mulher em consequência de boatos em rede social - relaciona-se diretamente ao enredo de “Maria”, em que a personagem que dá título ao conto presencia um assalto dentro de um ônibus. Embora Maria não esteja ligada ao crime, os passageiros que foram assaltados percebem que ela conhecia um dos bandidos (seu ex-companheiro) e, revoltados, espancam a mulher até a morte.
a) Incorreta. O trecho faz parte do conto "Ayoluwa, a alegria de nosso povo", em que o nascimento de uma garotinha renova a esperança de uma comunidade, não tendo relação com a reportagem.
b) Incorreta. O trecho faz parte do conto "Olhos d'água", centrado no reencontro entre mãe e filha, não tendo relação com a reportagem.
c) Correta. A alternativa apresenta um trecho do conto "Maria", retratando o momento em que um passageiro percebe que a personagem conhecia um dos assaltantes, incitando os demais a se voltarem contra ela.
d) Incorreta. O trecho faz parte do conto "Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos", em que uma garota é vítima de um tiroteio na favela onde morava, não tendo relação com a reportagem.