Logo UNICAMP

Questão 9 Unicamp 2024 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 9

Casa Velha

No início da novela Casa Velha, de Machado de Assis, o cônego da Capela Imperial, um personagem da história, assumindo a voz narrativa dela, conta a seus interlocutores:

“– Não desejo ao meu maior inimigo o que me aconteceu no mês de abril de 1839.”

(MACHADO DE ASSIS. Casa Velha. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986, p. 11.)


De acordo com o texto, o acontecimento desagradável que vitimou o religioso faz com que ele possa ser considerado, ao final da narrativa, como



a)

um boêmio que se sente entediado na presença dos convivas da Casa Velha: “Disseram-me que era amiga da família, e se chamava Mafalda. (...) Creio que disseram ainda outras coisas; mas não me interessando nada, nem a conversação, nem a hóspeda, (...) deixei-me estar comigo” (p. 29-30).

b)

um antiescravista, obrigado a conviver, na mesma casa grande, com senhores, agregados e escravos: “Lalau (...) com as mãos no ombro do moleque, ora fitava os olhos na carapinha deste, ouvindo somente as palavras de Félix; ora erguia-os para o moço (...)” (p. 67).

c)

um republicano que suporta um velho Coronel de posições conservadoras: “Reverendíssimo, (...) os farrapos invadiram Santa Catarina, entraram na Laguna, e os legais fugiram. Eu, se fosse o governo, mandava fuzilar a todos estes para escarmento...” (p. 89).

d)

um ingênuo que se deixa iludir em suas relações pessoais: “nem por sombras me acudiu que a revelação de Dona Antônia podia não ser verdadeira (...) Não adverti sequer na minha cumplicidade. Em verdade, eu é que proferira as palavras que ela trazia na mente (...)” (p. 89).

Resolução

A afirmação do cônego: “– Não desejo ao meu maior inimigo o que me aconteceu no mês de abril de 1839” – alude à trama doméstica da Casa Velha, na qual ele se viu envolvido. Primeiramente, o então jovem padre pretendia frequentar a biblioteca do ex-ministro para fazer sua pesquisa a respeito do reinado de D. Pedro I. Entretanto, ele tomou parte na intriga dos amores de Lalau e Félix, se apaixonou pela menina, contribuiu involuntariamente com a mentira de D. Antônia e descobriu a verdade sobre o passado ex-ministro, o que acarretou a separação definitiva do casal. Tendo isso em vista, segue a análise das alternativas:

a) Incorreta. O jovem padre não pode ser considerado um boêmio, isto é, alguém que vive de modo desregrado e despreocupado, entregando-se à diversão e à bebida. Pelo contrário, a princípio, ele se mostra bastante disciplinado e determinado a realizar sua pesquisa sobre o reinado de D. Pedro I. O trecho citado apenas expressa as impressões do padre a respeito dos frequentadores da casa.

b) Incorreta. Ao longo da narrativa, o padre menciona a existência dos escravos da Casa Velha, mas não chega a manifestar posicionamentos antiescravistas. O trecho apresentado aponta para a proximidade da agregada Lalau com os escravizados, entretanto não evidencia posicionamento contrário à escravidão.

c) Incorreta. No trecho citado, o padre expõe as posições conservadoras do coronel Raimundo, opositor aos objetivos da Revolta Farroupilha que ocorria no Rio Grande do Sul. Entretanto, ao longo do romance, o narrador não chega a manifestar opiniões republicanas; além disso, não seria essa suposta questão política a responsável pelo acontecimento desagradável que lhe a sucedeu na Casa Velha.

d) Correta. É importante considerar que o Cônego narra os acontecimentos da Casa Velha muito depois de sua ocorrência, quando ele já se encontrava numa idade avançada. Assim, no momento da narração, ele tem consciência de que, de certa forma, foi cúmplice de d. Antônia, contribuindo para a formulação da mentira segundo a qual Félix e Lalau seriam irmãos (a jovem seria fruto do relacionamento extraconjugal entre o ex-ministro e a mãe de Lalau). Entretanto, no momento em que vivenciou os acontecimentos, quando era apenas um jovem padre, o narrador, movido pela paixão e pelos ciúmes que sentia por Lalau, “quis acreditar” na mentira de Antônia. Nessa ocasião, ele foi ingênuo, pois seus sentimentos o impediram de perceber que a senhora estava usando-o para separar o casal e impedir que uma simples agregada entrasse para a família através do casamento.