Logo UNICAMP

Questão 13 Unicamp 2024 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 13

Antiguidade Mudanças Climáticas(Geofísica)

Estudos, publicados na Nature Geoscience e na revista Science, apontam para a queda acentuada das temperaturas na Europa e na Ásia a partir do ano de 536, gerando a chamada “Pequena Idade do Gelo da Antiguidade Tardia”. As mudanças nas temperaturas podem ter sido causadas por erupções vulcânicas, cujos efeitos foram reforçados pelas correntes oceânicas, pela expansão do gelo e pela coincidência de um mínimo solar (século VI). A conjugação desses fatores teria gerado mudanças efetivas na história, já que a agricultura e a pastagem teriam sido diretamente atingidas. Exemplos dessas relações entre o clima e a história humana podem ser encontrados na Antiguidade, como a invasão da Europa por vários povos das estepes, a queda do segundo império persa, a entrada dos turcos na Anatólia, o início da expansão árabe, entre outros.

(Adaptado de: CRIADO, M.l Á. “Uma pequena ‘idade do gelo’ pode ter mudado a história da Antiguidade (...)”. El País, fev, 2016.)


Com base em seus conhecimentos sobre a Antiguidade e tendo em vista o excerto anterior, é correto afirmar que



a)

a história do planeta Terra e a história humana são indissociáveis; eventos do século VI são bons exemplos disso: mudanças nos ecossistemas teriam gerado peste, fome e escassez, levando aos deslocamentos de povos.

b)

a “Pequena Idade do Gelo da Antiguidade Tardia”, assim como as mudanças climáticas dos séculos XX e XXI, foram provocadas, em especial, pela ação humana e também pelas mudanças nas paisagens dos campos.

c)

os efeitos das mudanças climáticas no passado eram locais; os eventos históricos citados se desconectavam das mudanças nos ecossistemas encontrados na Europa e na Ásia.

d)

os estudos sobre as mudanças nas temperaturas no século VI apresentam uma visão sobre o passado, destacando como grupamentos humanos controlavam as mudanças na natureza.

Resolução

A questão aborda um evento conhecido como "Pequena Idade do Gelo da Antiguidade Tardia", um acentuado resfriamento que ocorreu na Europa e na Ásia entre os séculos VI e VII, momento de transição da Antiguidade para a Idade Média. Estudos sobre clima feitos nas últimas décadas permitiram aos cientistas explorar de forma mais apurada esse período de tempo e, com técnicas de pesquisa, como o estudo da vegetação e das árvores, chegou-se à conclusão de que a temperatura da Terra pode ter sofrido a sua mais drástica redução dos últimos dois milênios. 

Para mais informações sobre a Pequena Idade do Gelo da Antiguidade Tardia", recomenda-se a leitura do seguinte artigo: 

https://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/08/ciencia/1454942821_371470.html

a) Correta. De acordo com o que é apontado pelo texto que serve de apoio à questão, as mudanças climáticas observadas no século VI alteraram ecossistemas e o rumo de acontecimentos históricos, demonstrando uma ligação intrínseca entre a história do planeta Terra e a história humana. Como exemplos de alterações na história humana, podemos apontar a ligação entre a redução de temperatura e os deslocamento de povos, que se viram pressionados a migrar por conta de más condições climáticas, como aconteceu com os povos turcos. Outros casos que podem ser destacados: a epidemia de peste que ocorreu no Império Bizantino e as condições amenas que esse resfriamento causou na Península Arábica, o que facilitou a expansão dos árabes.

b) Incorreta. Em comparação com as mudanças climáticas observadas nos séculos XX e XXI, a Pequena Idade do Gelo da Antiguidade Tardia foi decorrente mais de ciclos climáticos naturais do que da ação antrópica. Já a ação humana tem sido apontada pelas pesquisas mais recentes em clima como responsável por acelerar as mudanças, levando ao cenário contemporâneo. Outro fator apontado na alternativa e que pode ser descartado é a afirmação de que as alterações nas paisagens dos campos poderiam ser responsáveis pelas mudanças de clima nos dois recortes de tempo abordados, quando esse tipo de alteração só poderia ser relacionado com os resfriamentos ou aquecimentos de temperatura intensificados por ação humana.

c) Incorreta. Os efeitos das mudanças, tanto no passado como no presente, são globais, não ficando restritos a apenas um continente ou região. Os eventos mencionados no texto exemplificam esse processo, como quando a migração dos povos das estepes asiáticas foi citado. Tendo seus pastos afetados pelas mudanças de temperatura, esses povos migraram em massa para regiões tanto a oeste como a leste na área de transição entre Europa e Ásia. As migrações para leste tiveram efeitos como a intensificação do processo de unificação da China e, para oeste, a chegada desses povos a Constantinopla e a redefinição dos fluxos populacionais do Império Bizantino. 

d) Incorreta. Os estudos sobre essas mudanças de temperatura não demonstram apenas uma visão sobre o passado, mas sim como alterações de clima podem estar na raiz de processos históricos e demográficos. O que se destaca não é o controle que os grupos humanos teriam sobre mudanças naturais, mas sim a impossibilidade de controle, demonstrando que a natureza em mudança compele os seres humanos a se redefinirem e se adaptarem a novas situações.