Logo UNICAMP

Questão 28 Unicamp 2024 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 28

Domínios Morfoclimáticos Zonas de transição Classificação do relevo brasileiro

O litoral brasileiro tem uma história fisiográfica e ecológica rica e complexa, influenciada por uma variedade de fatores e processos interligados. O Brasil conta com um litoral intertropical e subtropical onde é possível observar uma diversidade de ocorrências geomorfológicas e paisagísticas que se sucedem ao longo de sua costa.

(Adaptado de: AB'SABER, A. Litoral do Brasil/Brazilian coast. São Paulo: Metalivros, p. 281, 2005.)


A partir de seus conhecimentos sobre o litoral brasileiro, assinale a alternativa correta.



a)

Os manguezais localizam-se nas planícies marinhas recobertas por espécies herbáceas e arbóreas.

b)

Os campos de dunas associam-se aos depósitos argilosos e arenosos, fixados por vegetação pioneira.

c)

As falésias ativas evoluem de processos continentais e marinhos, com ausência de vegetação na sua base.

d)

Os deltas são formados por sedimentos fluviais e cobertos por espécies arbóreas de grande porte.

Resolução

Esta questão traz como conteúdo básico a análise das formações costeiras vegetais e geomorfológicas. A junção desses elementos foi amplamente tratada pela teoria dos domínios morfoclimáticos no trabalho do geógrafo brasileiro Aziz Ab’Saber. 

a) Incorreta. Esta alternativa aparenta ser bastante razoável, uma vez que, de fato, os manguezais localizam-se nas planícies costeiras marinhas, contudo a ausência do termo “costeiras” no enunciado pode levar a uma imprecisão considerável, pois podemos encontrar manguezais e estruturas como planícies aluviais deltaicas e até mesmo em depressões absolutas, classificações diferenciadas de relevo também  recobertas por espécies herbáceas e arbóreas.

b) Incorreta. Esta alternativa está errada, pois as áreas de dunas associam-se aos depósitos apenas arenosos, e não argilosos, uma vez que este último tipo de solo em geral se apresenta em aglomerados de grãos únicos por umidade, formando, portanto, um solo mais agregado, enquanto as dunas, por serem mais arenosas, são mais desagregadas e em constante transformação e reconstrução.

c) Correta. As falésias ativas são paredões em geral sedimentares (mas por vezes podem ser ígneos também) em constante processo de erosão. É importante dizer que elas realmente são resultado de processos continentais (resistência rochosa) e processos erosivos (erosão química e abrasão física) impostos pela ação marinha; a ausência de vegetação na sua base revela que de fato as falésias estão em processo de erosão ativa, uma vez que o mar não permite fixação vegetal na base do referido relevo.

d) Incorreta. De fato os deltas são formados por sedimentos fluviais, contudo podem apresentar diversos tipos de formação vegetais, com variados substratos, porém, por serem formações dinâmicas e recentes, em sua ampla maioria não são cobertos por espécies arbóreas de grande porte.