As convenções cartográficas utilizam símbolos pontuais, lineares, areais, bem como representações proporcionais e gradação de cores (coroplética) que permitem certo grau de compreensão e intuição de seu significado, possibilitando a leitura da informação contida no mapa por diferentes pessoas.
(Adaptado de: https://atlasescolar.ibge.gov.br/conceitos-gerais/o-que-e-cartografia/ convenc-o-es-cartogra-ficas.html. Acesso em: 25/08/2023.)
Com base no excerto e na figura, assinale a alternativa correta.
a) |
Os símbolos pontuais se prestam a representar fenômenos não hierárquicos, a exemplo da rede urbana e da tipologia de cidades. |
b) |
As representações lineares qualificam os fenômenos, não permitindo a sua hierarquização, a exemplo da tipologia dos sistemas de transportes. |
c) |
O uso do gradiente de cores serve para diferenciar fenômenos espaciais com variação contínua, a exemplo da altitude e da profundidade. |
d) |
Um mesmo fenômeno pode ser representado por meio de diferentes formas e de variadas cores, a exemplo dos cursos e corpos de água. |
a) Incorreta. Quando observamos a imagem trazida na questão, vemos que os alvéolos que representam as diversas formações urbanas estão preenchidos, marcando, sim, uma hierarquização, onde as vilas estão marcadas por pequenos círculos vazios, enquanto à medida que as áreas urbanas ganham mais importância, o preenchimento e o tamanho se ampliam, sendo assim, é falso dizer que os símbolos em questão marcam fenômenos não hierárquicos, uma vez que eles demonstram hierarquização.
b) Incorreta. Quando observamos a imagem trazida na questão, vemos que as representações lineares que qualificam os fenômenos, apesar de se alternarem entre tracejados e retas lineares, ampliam-se de largura à medida que as rodovias variam de tamanho e importância, sendo assim, permitem a hierarquização.
c) Correto. De fato, o uso do gradiente de cores serve para diferenciar fenômenos espaciais com variação contínua, pois, uma vez que se usa uma mesma paleta de cores que se intensificam claramente, marcam a ampliação ou diminuição de altitudes ou profundidades.
d) Incorreto. Nunca um mesmo fenômeno pode ser representado por meio de diferentes formas e de variadas cores, pois é necessário ter a ideia de continuidade ou correspondência, por isso legendas qualitativas que usam simbolismos diferentes entre si não podem representar um mesmo fenômeno com intensidades diferentes.