A região à margem do rio Guaporé em Rondônia é considerada uma das mais importantes do planeta para a espécie Podocnemis expansa, popularmente conhecida como tartaruga-da-amazônia.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica importante para a vida de quelônios fluviais no ambiente terrestre.
a) |
A pele é seca e completamente impermeável, recoberta por uma espessa camada, em forma de espículas, composta da proteína quitina. |
b) |
Os alvéolos com grande superfície de troca gasosa permitem a respiração pulmonar e cutânea mesmo nas espécies aquáticas. |
c) |
A principal excreta nitrogenada liberada é a ureia, que se caracteriza por ser pouco tóxica e que requer mínima quantidade de água para ser eliminada. |
d) |
A fecundação é interna e há formação de ovo amniótico; esse ovo possui uma bolsa contendo líquido que envolve o embrião. |
Tartarugas, cágados e jabutis são répteis pertencentes à ordem Chelonia ou Testudines, grupo-irmão de Archosauria (clado que engloba os crocodilos e as aves) e que produziu um registro fóssil que se estende há pelo menos 200 milhões de anos na história geológica da Terra.
Os quelônios são caracterizados por possuírem uma concha, estrutura óssea dividida em duas partes: a carapaça, porção dorsal formada pela fusão das costelas, vértebras e ossos dérmicos; e o plastrão, formado pela fusão de ossos dérmicos da região ventral do corpo. A pele é recoberta por escamas de origem epidérmica, formadas pela proteína queratina (especificamente a β-queratina).
Assim como os demais répteis, os quelônios realizam as trocas gasosas por meio de pulmões (embora as espécies aquáticas possuam respiração cloacal e orofaríngea), são ectotérmicos (necessitam de calor do ambiente para elevar sua temperatura corporal até níveis ótimos), possuem fecundação interna e desenvolvimento direto (não apresentam fase larval) e botam ovos com casca, conhecidos como ovos amnióticos.
O ovo amniótico (Figura 1) possui uma casca calcárea e porosa, característica relacionada à proteção do embrião e às trocas gasosas, as quais dependem da difusão de oxigênio e gás carbônico através da superfície do ovo. Internamente, o ovo amniótico possui quatro anexos embrionários que possibilitam o desenvolvimento do embrião em ambiente terrestre:
Figura 1: ovo amniótico contendo os quatro anexos embrionários e a casca calcárea e porosa.
Na Amazônica, existem cerca de 16 espécies de quelônios, sendo que a espécie Podocnemis expansa (Figura 2) é considerada o maior quelônio de água doce da América do Sul. Ela é encontrada por toda a bacia amazônica, em rios de águas turvas ou claras e, durante a estação reprodutiva, as fêmeas colocam seus ovos em ninhos cavados nas areias de praias fluviais (Figura 3).
Figura 2: quelônio da espécie Podocnemis expansa cavando ninho em praia fluvial na bacia amazônica (banco de imagem).
Figura 3: eclosão de um ovo de Heosemys annandalii, quelônio de água doce nativo do sudeste da Ásia. Os ovos dos cágados, em geral, são colocados em praias fluviais (banco de imagem).
a) Incorreta. A pele dos quelônios é recoberta por escamas de origem epidérmica, constituídas pela proteína queratina. Por outro lado, a quitina é um polissacarídeo encontrado no exoesqueleto de artrópodes e parede celular de fungos, mas não é um carboidrato estrutural presente em vertebrados.
b) Incorreta. Diferentemente do que ocorre nos mamíferos, os pulmões dos répteis não são formados por alvéolos, mas sim por favéolos, estruturas semelhantes aos favos de uma colmeia, de forma que esses órgãos apresentam uma organização multicameral. Além disso, os répteis não apresentam respiração cutânea, como ocorre em anfíbios, uma vez que sua pele é seca (não possui glândulas), espessa e altamente queratinizada e não é ricamente vascularizada. As únicas exceções são os quelônios aquáticos, que podem utilizar a mucosa da boca, da faringe e da cloaca (respiração cloacal) como locais para as trocas gasosas quando estão em apneia.
c) Incorreta. A maioria das espécies de quelônios aquáticos, como os cágados, por exemplo, elimina uma combinação de amônia e ureia como excretas nitrogenadas. A ureia é um composto tóxico e solúvel em água, muito embora ela seja menos tóxica do que a amônia. A excreta pouco tóxica e que pode ser eliminada com uma quantidade mínima de água, mencionada na alternativa, é o ácido úrico, característico dos quelônios terrestres (jabutis).
d) Correta.