O conceito apresentado na figura a seguir é importante para fundamentar a classificação biológica baseada nas relações evolutivas entre os organismos.
(Adaptado de: https://evolution.berkeley.edu/similarities-and-differences-understanding- -homology-and-analogy-ms/.../. Acesso em 22/8/2023.)
É correto afirmar que as estruturas anatômicas indicadas
a) |
no humano e no lagarto são consideradas análogas; trata-se de um caso de evolução convergente. |
b) |
na baleia e no pássaro são consideradas homólogas; trata-se de um caso de evolução divergente. |
c) |
no lagarto e no pássaro são consideradas homólogas; trata-se de um caso de evolução convergente. |
d) |
no humano e na baleia são consideradas análogas; trata-se de um caso de evolução divergente. |
As relações evolutivas entre as espécies podem ser estudadas sob vários aspectos. Um dos mais importantes é o aspecto anatômico, em que se pode observar semelhanças entre fósseis, no desenvolvimento de órgãos ou mesmo semelhanças anatômicas entre embriões. Na questão apresentada, o membro do ancestral tetrápode, muito provavelmente um réptil, tem os ossos pintados de cores diferentes, e estas mesmas cores podem ser observadas nos membros esquematizados dos organismos dele derivados, como a nadadeira dianteira da baleia, o braço do humano, o membro anterior do lagarto e a asa do pássaro. Em evolução, as estruturas derivadas do ancestral comum, que apresentam a mesma origem, são consideradas estruturas homólogas. Desta forma, como são espécies diferentes que vieram de um mesmo ancestral, trata-se de um caso de evolução divergente. Desse modo, a alternativa B deve ser escolhida como a resposta correta.
Vale mencionar que a analogia ocorre em casos como as nadadeiras/membros anteriores e também no formato geral do corpo fusiforme, de animais aquáticos não aparentados, como o ictiossauro (um réptil aquático do período Triássico Inferior), o pinguim (ave), o golfinho (mamífero) e os peixes em geral, como ilustrado abaixo (Imagem 1). Nestes animais não-aparentados, os membros anteriores no fomato de nadadeiras são similares devido à forte pressão seletiva do ambiente (ambiente aquático), que faz com que, para os vertebrados, apresentar corpo fusiforme e dotado de nadadeiras seja altamente vantajoso e mantido por seleção natural. Estes casos são de evolução convergente.
Imagem 1. Animais com estruturas análogas. Fonte: Sônia Lopes, Sérgio Rosso. Bio 1: Conecte live. 3. Ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
a) Incorreta. Em todos os animais apontados, as estruturas envolvidas são homólogas. Evolução convergente ocorre quando organismos não aparentados apresentam semelhanças que foram selecionadas pelo ambiente com forte pressão seletiva.
b) Correta.
c) Incorreta. As estruturas são realmente homólogas nos organismos apontados, mas a evolução convergente ocorre quando organismos não aparentados apresentam semelhanças que foram selecionadas pelo ambiente com forte pressão seletiva.
d) Incorreta. Em todos os animais apontados as estruturas envolvidas são homólogas.