Logo UNICAMP

Questão 44 Unicamp 2024 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 44

Organelas

Os lisossomos são organelas centrais que desempenham funções importantes para a homeostase celular.

Assinale a alternativa que descreve corretamente a função dos lisossomos representada na figura a seguir.

(Adaptado de: YANG, C.; WANG, X. Journal of Cell Biology, Nova Iorque, v. 220, p.e202102001, mai. 2021.)



a)

Heterofagia por pinocitose, o que permite à célula degradar fragmentos de microrganismos, fragmentos esses importantes na apresentação de antígenos.

b)

Autofagia, que permite à célula empacotar, modificar e exportar proteínas sintetizadas no lúmen das cisternas do retículo endoplasmático.

c)

Autofagia, que permite à célula eliminar porções envelhecidas ou danificadas do citoplasma, incluindo organelas e moléculas.

d)

Heterofagia por fagocitose, o que permite à célula capturar macromoléculas, utilizando-as nas diferentes vias biossintéticas.

Resolução

Os lisossomos são organelas membranosas produzidas a partir do Sistema (ou Complexo) Golgiense, que recebe vesículas com produtos provenientes do retículo endoplasmático rugoso (também chamado de retículo endoplasmático granular). Estes lisossomos carregam uma série de enzimas digestivas destinadas a clivar (digerir) estruturas intracelulares velhas ou inativas por autofagia; ou promover a digestão heterofágica de células estranhas, como as bacterianas, ou materiais extracelulares endocitados.

No esquema apresentado, os lisossomos originam-se da forma descrita acima, e os pequenos triângulos coloridos que também estão presentes no sistema Golgiense e no retículo endoplasmático, representam proteínas, ou seja, enzimas. Na parte inferior do esquema, a seta que sai do retículo endoplasmático está englobando uma série de estruturas diferentes, sendo que a mitocôndria é facilmente reconhecível no interior desta estrutura. Quando as duas vesículas se fundem, forma-se um lisossomo digestivo, ou seja, a organela em questão estaria promovendo a digestão de estruturas provenientes da própria célula, em um processo de autofagia.

a) Incorreta. A heterofagia, em geral, se inicia com a endocitose (fagocitose ou pinocitose) que obtém o material a ser digerido, processo não mostrado na imagem. Além disso, a heterofagia destina-se à digestão de estruturas estranhas à célula, e não de organelas ou estruturas da própria célula conforme mostra a imagem do enunciado.

b) Incorreta. Na autofagia, a célula não empacota e exporta proteínas, mas faz a digestão de organelas velhas ou inativas.

c) Correta.

d) Incorreta. A heterofagia está bem descrita, apesar de nem sempre a célula utilizar as macromoléculas em seu metabolismo biossintético. No entanto, a ilustração se refere a autofagia.