Logo UNICAMP

Questão 46 Unicamp 2024 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 46

Crescimento Populacional

A dinâmica populacional de duas espécies que compartilham o mesmo habitat é representada na figura a seguir. O tamanho máximo da população de cada espécie é limitado pela disponibilidade de recursos no habitat.

Considerando seus conhecimentos e os dados apresentados, é correto afirmar que as espécies



a)

competem por recursos e apresentam diferenças na eficiência de utilização do alimento disponível.

b)

ocupam nichos ecológicos distintos e têm crescimento populacional até o limite imposto pela resistência ambiental.

c)

são generalistas e assim têm nichos ecológicos mais restritos, o que diminui a competição entre elas.

d)

apresentam uma relação de cooperação, facilitando o crescimento populacional na ausência da resistência ambiental.

Resolução

O crescimento real de uma população pode ser representado pela curva logística (curva em forma de "S") (Figura 1). De acordo com esse modelo, as populações passam por três fases: inicialmente, a taxa de crescimento é baixa, uma vez que existem poucos indivíduos na população; quando o número de indivíduos é expressivo e ainda existem recursos em abundância, a taxa de crescimento é acelerada (exponencial); no final, a taxa de crescimento diminui até se estabilizar (assíntota), uma vez que a população atinge a capacidade de suporte do ambiente (K), ou seja, o número máximo de indivíduos que aquele ambiente consegue sustentar, em razão da resistência ambiental.

Figura 1: comparação entre o crescimento real (logístico) e o crescimento exponencial (potencial biótico). A resistência ambiental impede que uma população ultrapasse a capacidade de suporte do ambiente, ou seja, o número máximo de indivíduos que o meio consegue sustentar em um dado momento. Fonte: BIOLOGIA de Campbell. Coautoria de Lisa A. Urry et al. 12. ed. Porto Alegre, RS: ArtMed, 2022. E-BOOK. (1 recurso online). ISBN 9786558820680. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9786558820680. Acesso em: 29 out. 2023.)

 

A resistência ambiental inclui os fatores dependentes de densidade que regulam o tamanho de uma população. Dentre esses fatores, estão a competição intra e interespecífica por recursos do ambiente, a predação e o parasitismo. Quanto mais próxima da capacidade de suporte uma população se encontra, menor será a quantidade de recursos disponíveis, além de existir uma maior taxa de predação e de parasitismo, uma vez que a abundância de indivíduos aumenta a probabilidade de que eles sejam predados, bem como aumenta a taxa de transmissão de patógenos e parasitas entre os organismos. Fatores abióticos, como a falta de água, secas, enchentes, etc. também podem ser fatores de resistência ambiental.

a) Incorreta. Como não se sabe quais são os organismos envolvidos, nem como eles interagem no ambiente, não é possível afirmar que existiria realmente uma competição por recursos. Diante do exposto, é possível que as duas populações sejam de animais que não se relacionam, ou até mesmo poderíamos considerar uma espécie animal e outra vegetal, com ou sem relação entre elas. Caso as populações sejam de organismos autótrofos, não haveria competição por alimento, uma vez que a fonte de carbono seria inorgânica.

b) Correta. Em qualquer caso de crescimento populacional na natureza, este movimento ocorre até que o ambiente imponha o limite por meio da resistência ambiental. Isso vale para espécies que se relacionam, mas também para espécies isoladas ou que não se relacionam. O enunciado não fornece elementos suficientes para se afirmar indubitavelmente que este seria o caso, mas, por eliminação das outras alternativas, é a que melhor responde à questão.

c) Incorreta. Os organismos generalistas não apresentam nichos ecológicos mais restritos, e sim o contrário. Os generalistas são mais versáteis e tendem a ter nichos mais amplos, utilizando, por exemplo, uma grande variedade de recursos.

d) Incorreta. Mesmo que houvesse uma cooperação (um tipo de relação harmônica) entre os organismos, não é possível considerar uma situação em que não exista resistência ambiental, como mencionado nesta alternativa.