Texto 1
I have a dream that one day down in Alabama, with its vicious racists, with its governor having his lips dripping with the words of interposition and nullification; that one day right down in Alabama little black boys and black girls will be able to join hands with little white boys and white girls as sisters and brothers (Martin Luther King, 1963).
(Adaptado de: https://kr.usembassy.gov/martin-luther-king-jr-dream-speech-1963/. Acesso em 26/05/2023.)
Texto 2
(Adaptado de: https://www.toronto.ca/wp-content/uploads/2019/04/8f80-Anti-Black-Racism-Poster-1.pdf.Acesso em 27/05/2023.)
Considere os dois textos e assinale a alternativa correta.
a) |
O texto 2 apresenta uma consequência social advinda do fato de que o “sonho” mencionado no texto 1 tornou-se realidade. |
b) |
Os textos 1 e 2 são complementares porque usam diferentes linguagens para ilustrar a natureza velada do racismo. |
c) |
O texto 2 funciona como um indício de que aquilo que se almejava em 1 ainda não se tornou realidade em todos os contextos. |
d) |
Os textos 1 e 2 são contraditórios porque empregam diferentes recursos de linguagem para tratar do racismo. |
Tradução do Texto 1
Tenho um sonho que, um dia, no Alabama, com seus racistas cruéis, com seu governador tendo os lábios pingando com as palavras de interposição e anulação; que um dia, no Alabama, meninos negros e meninas negras poderão dar as mãos a meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos (Martin Luther King, 1963).
Texto 2
No texto 2 temos um pôster com os seguintes dizeres:
Quick, Hire one.
Traduzindo: Rápido, contrate um.
(e mostra a imagem de um branco e de um negro, sugerindo que as pessoas contratem tanto branco quanto negros.)
Logo abaixo temos:
Anti-black racism happens here. Let´s confront it.
Traduzindo: O racismo antinegro acontece aqui. Vamos enfrentá-lo.
a) Incorreta. A alternativa A afirma que o texto 2 apresenta uma consequência social advinda do fato de que o “sonho” mencionado no texto 1 tornou-se realidade, quando, na verdade, podemos ver pelo pôster do texto 2 que não se tornou realidade, pois há uma convocação para o confronto ao racismo antinegro, portanto ele ainda está presente.
b) Incorreta. Os textos 1 e 2 são, de fato, complementares, pois o texto 1 fala do sonho de Martin Luther King de acabar com o racismo e no texto 2 temos uma convocação ao enfrentamento desse racismo. Eles também usam diferentes linguagens, pois no texto 1 temos um texto em prosa e no texto 2 temos um pôster, mas nos dois textos o racismo não está velado, e sim explícito.
c) Correta. No texto 1 temos Martin Luther King dizendo que seu sonho é que um dia não haja mais racismo no estado do Alabama, mas, no pôster do texto 2, vemos que há um chamado, uma convocação contra o racismo antinegro, então podemos entender que esse racismo antinegro ainda está presente. Portanto, podemos perceber que o texto 2 funciona como um indício de que aquilo que se almejava em 1 ainda não se tornou realidade em todos os contextos.
d) Incorreta. Os textos 1 e 2 não são contraditórios, porque empregam diferentes recursos de linguagem para tratar do racismo; na verdade, eles são complementares, pois tratam do mesmo assunto, a diferença é que no texto 1 Martin Luther King afirma que seu sonho é o fim do racismo e no texto 2 há uma convocação contra o racismo ainda presente.