Leia o texto 1 e as informações do texto 2.
Texto 1
(Disponível em https://www.latimes.com/entertainment-arts/awards/story/2025-01-05/fernanda-torres-golden-globes-2025-im-still-here. Acesso em 22/05/2025.)
Texto 2
UPSET
1. noun [C]
− an outcome that goes against what was considered to be the most likely result.
2. adjective
− unhappy, worried, angry, or disappointed because something unpleasant has happened.
(Adaptado de https://www.collinsdictionary.com/dictionary/english/upset. Acesso em 22/05/2025.)
O texto 1 causou indignação nas redes sociais. Algumas pessoas comentaram: “Se eles estão upset, a gente tá happy!”. O mal-entendido se deve à polissemia, em inglês, da palavra "upset". É correto afirmar que, no texto 1, “upset” é usada com o sentido da
| a) |
primeira definição mostrada no texto 2 e, por isso, tem conotação sarcástica ao comparar as atrizes citadas. |
| b) |
segunda definição mostrada no texto 2 e, por isso, não assume conotação crítica. |
| c) |
primeira definição mostrada no texto 2 e, por isso, não desqualifica a vitória da atriz. |
| d) |
segunda definição mostrada no texto 2 e, por isso, estabelece uma hierarquia entre as atrizes citadas. |
Tradução do Texto 1:
A estrela de “I'm Still Here”, Fernanda Torres, provoca a maior surpresa do Globo de Ouro — a atriz brasileira venceu na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama, superando estrelas maiores como Angelina Jolie, Nicole Kidman e Pamela Anderson.
Tradução do Texto 2:
UPSET: 1. substantivo [C] – um resultado que vai contra o que era considerado o mais provável. 2. adjetivo – infeliz, preocupado, irritado ou desapontado porque algo desagradável aconteceu.
Resolução:
a) Incorreta. O sentido no Texto 1 é a primeira definição (surpresa), mas o termo, por si só, apenas descreve o resultado como inesperado. A conotação sarcástica está presente no comentário das redes sociais, que ironiza o "aborrecimento" de Hollywood (segunda definição), e não no uso da palavra na manchete original.
b) Incorreta. O sentido correto para a manchete é a primeira definição (resultado inesperado), e não a segunda (chateado/aborrecido).
c) Correta. O termo "upset", usado no contexto de premiação (Texto 1) no sentido de "resultado inesperado" (primeira definição), foca no elemento surpresa do evento, e não na desqualificação da atriz ou do seu desempenho. A vitória continua sendo válida e reconhecida, apesar de não ter sido a prevista pelos "favoritos" de Hollywood.
d) Incorreta. O sentido correto para a manchete é a primeira definição. Além disso, o termo "upset" (surpresa) não estabelece uma hierarquia de valor entre as atrizes, mas sim uma hierarquia de expectativa (favorito/não-favorito).
Em um vídeo publicado no canal do Youtube do The New York Times, o diretor de “Ainda Estou Aqui” descreve cenas do filme. Apresenta-se, a seguir, a transcrição da fala do diretor.
30 minutes into the film, before any of these scenes, everything in the movie conveys a sense of normalcy. From this point onward, though, this frame revolves around subtraction: of light, as the drapes are shut, of sounds from the outside, of music. In this other one, we see the last intimacy moment between the couple, framed by the military officers, emphasizing a sense of suffocation in what was once a safe place: the family house. Then, we see the first of the only two close-ups in the entire film. We saved it for Eunice’s last glance at Rubens. From here on, we are with her. “I'm Still Here” becomes her film.
Observe três quadros extraídos do filme.
(Imagens e texto adaptados de https://www.youtube.com/watch?v=mtXCWXkgCFg. Acesso em 01/05/2025.)
Assinale a alternativa que apresenta os quadros na ordem em que foram descritos no texto.
| a) |
Quadro A, Quadro C, Quadro B. |
| b) |
Quadro B, Quadro C, Quadro A. |
| c) |
Quadro C, Quadro B, Quadro A. |
| d) |
Quadro B, Quadro A, Quadro C. |
Tradução do texto:
Aos 30 minutos do filme, antes de qualquer uma dessas cenas, tudo no filme transmite uma sensação de normalidade. A partir deste ponto, no entanto, este enquadramento gira em torno da subtração: da luz, com o fechamento das cortinas, dos sons do lado de fora, da música. Neste outro, vemos o último momento de intimidade entre o casal, enquadrado pelos oficiais militares, enfatizando uma sensação de sufocamento no que antes era um lugar seguro: a casa da família. Em seguida, vemos o primeiro dos únicos dois close-ups em todo o filme. Nós o guardamos para o último olhar de Eunice para Rubens. Daqui em diante, estamos com ela. 'Ainda Estou Aqui' se torna o filme dela.
Resolução:
A resolução é baseada na análise e correspondência dos trechos descritivos do texto com os elementos visuais de cada imagem.
O texto começa a descrever a mudança na atmosfera do filme a partir de um determinado ponto: "From this point onward, though, this frame revolves around subtraction: of light, as the drapes are shut, of sounds from the outside, of music." ("A partir deste ponto, no entanto, este enquadramento gira em torno da subtração: da luz, com o fechamento das cortinas, dos sons do lado de fora, da música.") O Quadro B é a única imagem que mostra um ambiente interno com as cortinas/drapes claramente fechadas, o que visualmente sugere a "subtração de luz" e a perda da "normalidade" mencionada anteriormente no texto. Portanto, o Quadro B é o primeiro quadro na sequência descrita.
Já em relação ao segundo trecho, o diretor continua a descrição, introduzindo o próximo quadro: "In this other one, we see the last intimacy moment between the couple, framed by the military officers, emphasizing a sense of suffocation in what was once a safe place: the family house." (" Neste outro, vemos o último momento de intimidade entre o casal, enquadrado pelos oficiais militares, enfatizando uma sensação de sufocamento no que antes era um lugar seguro: a casa da família."). O Quadro C exibe o casal em um abraço (intimidade), e eles estão claramente cercados por homens em uniformes militares (os "military officers"), reforçando a ideia de confinamento e "suffocation" (sufocamento). Portanto, o Quadro C é o segundo quadro na sequência descrita.
O trecho final descreve o último quadro da sequência: "Then, we see the first of the only two close-ups in the entire film. We saved it for Eunice’s last glance at Rubens." ("Em seguida, vemos o primeiro dos únicos dois close-ups em todo o filme. Nós o guardamos para o último olhar de Eunice para Rubens."). O Quadro A é a única imagem que consiste em um close-up (enquadramento fechado) da mulher (Eunice), capturando um momento de forte expressão ou "último olhar". Portanto, o Quadro A é o terceiro quadro na sequência descrita.
a) Incorreta. A ordem A, C, B não corresponde à sequência cronológica do texto.
b) Correta. A ordem Quadro B, Quadro C, Quadro A corresponde exatamente à sequência de cenas descritas pelo diretor: o escurecimento do ambiente (B), o casal cercado por militares (C) e o primeiro close-up na protagonista (A).
c) Incorreta. A ordem C, B, A não corresponde à sequência cronológica do texto.
d) Incorreta. A ordem B, A, C descreveria o close-up antes do momento de intimidade com os militares, o que não está de acordo com o texto.
Leia a tirinha a seguir.
(Adaptado de https://toonut.com. Acesso em 15/05/2025.)
A tirinha, em seu sentido geral, faz uma crítica à
| a) |
injustiça de um personagem receber menos moedas do que o outro, na Wall St. |
| b) |
diferença de status financeiro entre as pessoas que transitam pela Wall St. |
| c) |
atitude das pessoas que circulam na Wall St. para as quais lidar com dinheiro é um jogo. |
| d) |
postura das pessoas que circulam na Wall St. que ignoram problemas e necessidades sociais. |
Tradução e interpretação do texto:
Quadrinho 1: "Não é justo! Ninguém está me dando dinheiro!"
Quadrinho 2: "Isso porque você tem o paradigma errado..." (Ajudar os necessitados")
Quadrinho 3: "Neste lugar, dinheiro é para jogar jogos. (Jogo de cara ou coroa")
A tirinha apresenta um contraste central entre o local (Wall St., símbolo do mercado financeiro, da riqueza e da especulação) e a situação (dois sem-teto pedindo ajuda). O primeiro personagem utiliza uma abordagem tradicional em seu cartaz, apelando para a necessidade básica: "Help the needy" (Ajude o necessitado). O segundo personagem utiliza uma linguagem moderna em seu cartaz, associada ao universo financeiro e de investimentos: "Coin toss game" (Jogo de atirar a moeda)
O primeiro personagem diz: "Não é justo! Ninguém está me dando dinheiro", ao observar que seu pratinho estava apenas com duas moedas e o pratinho do outro sem-teto estava cheia de moedas.
O segundo personagem responde ao primeiro que era porque ele estava usando o paradigma errado e, finaliza o terceiro quadrinho dizendo que neste local, se referindo a Wall Street, o dinheiro é para jogar jogos, ou seja, o dinheiro é para diversão.
O pedestre, presumivelmente um profissional de Wall St., recompensa o segundo mendigo com uma quantia significativamente maior de moedas do que o primeiro porque seu cartaz incitava o jogo. Ele não recompensa o mendigo por sua necessidade, mas sim por sua "estratégia," utilizando o jargão do mercado financeiro.
O sentido geral da crítica reside, portanto, na atitude do indivíduo inserido no ambiente de Wall St., para quem o conceito de "estratégia" e "jogo" financeiro se sobrepõe até mesmo à compaixão e à ajuda humanitária.
Resolução:
a) Incorreta. A tirinha mostra a injustiça na distribuição da esmola, mas o foco da crítica não é apenas o fato de um receber mais, e sim a razão pela qual o pedestre fez essa distinção (a valorização da "estratégia" de mercado).
b) Incorreta. A diferença de status financeiro (ricos que passam por Wall St. e os sem-teto) é o cenário da tirinha, o pano de fundo que intensifica a crítica, mas não é a crítica em si. A crítica está na atitude do pedestre.
c) Correta. A tirinha critica a mentalidade dos indivíduos que circulam no ambiente financeiro. Para o pedestre, a abordagem do segundo mendigo foi vista como uma "estratégia" tratando, portanto, a esmola ou o pedido de ajuda como mais uma jogada ou tática no "jogo" do dinheiro, valorizando o método acima da necessidade humana.
d) Incorreta. O pedestre não ignora os problemas e necessidades sociais, pois ele doa algo. A crítica é mais sutil e direcionada: ele não ignora, mas distorce a situação, aplicando a lógica do mercado financeiro a um ato de caridade.
U.S. Inflation Mild Ahead of Expected Jump From Tariffs
Economists and policymakers are bracing for infation to reaccelerate as companies adapt to the trade war.
(Adaptado de https://www.nytimes.com/2025/05/13/business/inflation-prices-tariffs. html. Acesso em 15/05/2025.)
Segundo o texto,
| a) |
o governo dos EUA está se preparando para um salto na inflação diante da guerra comercial de tarifas. |
| b) |
a inflação nos EUA se mantém moderada, mas economistas e legisladores estão se preparando diante da expectativa de alta das tarifas. |
| c) |
a inflação nos EUA deve se manter moderada, pois as em presas estão se adaptando ao aumento das tarifas. |
| d) |
as empresas dos EUA estão se adaptando à aceleração da inflação diante da guerra de tarifas estabelecida pelo go verno. |
Tradução do texto:
Inflação nos EUA permanece moderada antes do salto esperado devido às tarifas
Economistas e legisladores estão se preparando para que a inflação volte a acelerar à medida que as empresas se adaptam à guerra comercial.
Resolução:
a) Incorreta. O texto não afirma que o governo dos EUA está se preparando para um salto (um aumento súbito e grande) na inflação. A preocupação é atribuída somente a economistas e legisladores, e a expectativa é de um crescimento mais rápido dos preços (aceleração), não necessariamente um "salto".
b) Correta. A primeira parte da alternativa ("a inflação nos EUA se mantém moderada") está de acordo com a frase inicial do texto ("Inflation in the United States remains moderate"). A segunda parte da alternativa ("economistas e legisladores estão se preparando diante da expectativa de alta das tarifas") reflete a preocupação e o preparo destes economistas e legisladores com a expectativa de que a inflação volte a acelerar.
c) Incorreta. O texto não afirma que a inflação continuará moderada. Pelo contrário, indica que ela pode acelerar. Além disso, as empresas se adaptando à guerra comercial é apresentado no texto como um fator no contexto da inflação, não como causa de estabilidade.
d) Incorreta. O texto diz que a inflação pode reacelerar à medida que as empresas se adaptam à guerra comercial, ou seja, as empresas estão se adaptando à guerra comercial, e não à inflação.
Apresenta-se, a seguir, uma citação (texto 1) que originou uma obra de arte (texto 2). Há também um parágrafo (texto 3) que descreve e explica essa obra.
Texto 1
“I do not always feel colored (…). I feel most colored when I am thrown against a sharp white background.”
(Adaptado de HURSTON, Z. N. How it feels to be colored me. 1928.)
Texto 2
(Disponível em https://whitney.org/artists/3425. Acesso em 29/04/2025.)
Texto 3
The artist Glenn Ligon has stenciled the sentences over and over until the words dissolve into abstract patterns. He built on a text by Zora Neale Hurston, who describes leaving the protective black community of her childhood and suddenly confronting the issue of race. The smearing in the painting’s illegible words embody her confusion about this, something Ligon builds on: “Oil paint wants to spread out and smudge. After trying to make perfect letters, I realized that the smudging and disappearance of the letters was more interesting than trying to make perfect letters.”
(Adaptado de https://whitney.org/media/720. Acesso em 29/04/2025.)
De acordo com o texto 3, é correto afirmar que
| a) |
a ilegibilidade em parte das imagens é intencional, pois reforça a invisibilização da identidade negra em contextos brancos, como sugere a autora do texto 1. |
| b) |
os efeitos da tinta usada por Glenn Ligon aludem à con fusão desse artista quanto à sua própria identidade racial, semelhante ao que relata a autora do texto 1. |
| c) |
a repetição de frases nas imagens é proposital, pois representa a recusa de algumas pessoas em se verem como negras, como sugere a autora do texto 1. |
| d) |
os borrões em parte das imagens são um efeito da técnica usada por Glenn Ligon e aludem às vivências raciais da autora do texto 1. |
Tradução Texto 1 e Texto 2:
“Nem sempre me sinto negro(a) (…). Sinto-me mais negro(a) quando sou lançado(a) contra um fundo branco intenso.”
Tradução Texto 3:
O artista Glenn Ligon estencilou as frases repetidas vezes até que as palavras se dissolvessem em padrões abstratos. Ele se baseou em um texto de Zora Neale Hurston, que descreve sair da comunidade negra protetora de sua infância e, de repente, confrontar a questão racial. O borrão nas palavras ilegíveis da pintura incorpora sua confusão diante disso, algo que Ligon aprofunda: “A tinta a óleo quer se espalhar e borrar. Depois de tentar fazer letras perfeitas, percebi que o borrão e o desaparecimento das letras eram mais interessantes do que tentar fazer letras perfeitas.”
Resolução:
a) Incorreta. O texto 3 explica que a ilegibilidade é resultado da tinta a óleo que “quer se espalhar e borrar”, e Ligon percebe que o borrão é mais interessante do que letras perfeitas (ou seja, de início não era intencional, mas o artista percebeu que os borrões e o desaparecimento das letras eram interessantes para a obra. Além disso, o Texto 3 afirma que ela "personifica sua confusão sobre isso [o racismo]", referindo-se à autora do Texto 1 e, portanto, a descrição não atribui o significado de "invisibilização da identidade negra", mas sim de confusão.
b) Incorreta. O texto 3 mostra que os borrões e a ilegibilidade das palavras nas obras de Ligon surgem da própria natureza da tinta a óleo, que se espalha e se mistura, e que o artista percebeu que o borrão se tornava mais interessante do que tentar fazer letras perfeitas. Embora Ligon tenha se inspirado no texto de Zora Neale Hurston (texto 1), que descreve a confusão e a tensão racial enfrentadas por ela ao sair de uma comunidade negra protetora, essa confusão se refere às experiências narradas por Hurston, não à identidade racial de Ligon. Portanto, a alternativa atribui incorretamente a confusão racial a Ligon, quando o texto a relaciona às vivências retratadas por Hurston que ele interpreta artisticamente.
c) Incorreta. O texto 3 explica que a repetição das frases nas obras de Glenn Ligon é uma estratégia artística, usada para criar borrões e padrões abstratos. Não há menção a recusa de indivíduos em se reconhecerem como negros. A repetição serve ao efeito visual e conceitual da obra, refletindo a experiência descrita por Hurston, mas não para representar rejeição da identidade racial. Portanto, a alternativa distorce o propósito da técnica usada por Ligon.
d) Correta. O texto 3 deixa claro que os borrões e a ilegibilidade das palavras surgem da natureza da tinta a óleo e da técnica de estêncil usada por Ligon. Além disso, essas escolhas artísticas dialogam com o texto de Zora Neale Hurston (texto 1), que descreve suas experiências raciais ao deixar a comunidade negra protetora da infância e confrontar a realidade da sociedade branca. Portanto, a alternativa captura com precisão tanto o efeito técnico quanto a relação conceitual da obra com as vivências raciais de Hurston.
Leia o resumo de um artigo científico.
Incels: Masculinity in the Transition to Adulthood
Incels are men who are members of an online community that experiences an unmet desire for sex and blame women for their struggle. Since 2019 there have been several mass murder attacks committed by Incels motivated by Incel ideology creating a threat of future violence. While the vast majority of Incels do not commit such attacks, researchers have begun to study Incels to prevent violence and uncover the true nature of this community. The study of Incels is incipient; therefore, more knowledge about interventions to address the struggles of involuntary celibacy is needed. This paper emphasizes the masculinity strain experienced by Incels who attempt to perform hegemonic masculinity as part of the transition to adulthood but fall short because of their lack of sexual activity. This work proposes the creation and implementation of Incel-specific, online therapeutic interventions and continued research directly with the Incel community to uncover the complexities of Incel experiences.
(Adaptado de https://link.springer.com/article/10.1007/s12119-024-10201-7. Acesso em 16/05/2025.)
De acordo com o resumo, é correto afirmar que
| a) |
“Incel” é uma comunidade majoritariamente constituída por homens que culpam mulheres por questionarem sua masculinidade. |
| b) |
as pesquisas sobre a comunidade “Incel” ainda são escassas, por isso há a necessidade de mais estudos que definam teoricamente a abstinência sexual. |
| c) |
homens “Incel”, muitas vezes, tentam exercer uma masculinidade dominante que resulta em expectativas frustradas devido à inatividade sexual. |
| d) |
a pesquisa propõe práticas terapêuticas que integrem homens “Incel” a outros grupos sociais para melhor compreender as complexidades da masculinidade. |
Tradução do texto:
Incels: Masculinidade na Transição para a Vida Adulta
Incels (involuntary celibates = celibatários involuntários) são homens que fazem parte de uma comunidade online que experimenta um desejo sexual não satisfeito e culpam as mulheres por essa dificuldade. Desde 2019, houve vários ataques de assassinato em massa cometidos por Incels motivados pela ideologia Incel, criando uma ameaça de violência futura. Embora a grande maioria dos Incels não cometa tais ataques, pesquisadores começaram a estudar os Incels para prevenir a violência e descobrir a verdadeira natureza dessa comunidade. O estudo dos Incels ainda é incipiente; portanto, é necessário mais conhecimento sobre intervenções para lidar com as dificuldades associadas ao celibato involuntário. Este artigo enfatiza a tensão relacionada à masculinidade vivenciada pelos Incels, que tentam desempenhar a masculinidade hegemônica como parte da transição para a vida adulta, mas fracassam devido à falta de atividade sexual. Este trabalho propõe a criação e implementação de intervenções terapêuticas online específicas para Incels e a continuidade da pesquisa diretamente com a comunidade Incel, a fim de desvendar as complexidades das experiências dos Incels.
Resolução:
a) Incorreta. O resumo deixa claro que a comunidade Incel é formada somente por homens, e não "majoritariamente" por homens, como afirma a alternativa. Além disso, o texto não afirma que os Incels culpam as mulheres por questionarem sua masculinidade. O que o resumo realmente diz é que os Incels “blame women for their struggle” (“culpam as mulheres por sua luta”), sendo essa luta o “unmet desire for sex” (“desejo sexual não satisfeito”). Portanto, a alternativa distorce o conteúdo original ao vincular a culpa das mulheres à masculinidade em vez do desejo sexual não atendido.
b) Incorreta. O resumo menciona que o estudo sobre Incels é "incipient" (incipiente/escasso) e, por isso, é necessário "more knowledge about interventions to address the struggles of involuntary celibacy" (mais conhecimento sobre intervenções para lidar com as dificuldades do celibato involuntário). Ou seja, o texto não menciona a necessidade de definir teoricamente a abstinência sexual; o foco é em intervenções e prevenção da violência, não em construir uma definição teórica do celibato.
c) Correta. O resumo explica que os Incels tentam realizar a masculinidade hegemônica como parte da transição para a vida adulta, mas fracassam devido à falta de atividade sexual. Essa descrição coincide exatamente com o conteúdo da alternativa, que aborda tanto a tentativa de exercer uma masculinidade dominante quanto a frustração causada pela ausência de atividade sexual.
d) Incorreta. O resumo menciona a proposta de intervenções terapêuticas online específicas para Incels e a continuidade da pesquisa diretamente com a comunidade Incel. Não há menção no texto a integrar os Incels a outros grupos sociais, portanto a alternativa acrescenta uma informação que não está presente no resumo.
Leia a carta a seguir.
Dear Members of the Harvard Community,
For years, the federal government’s grants to Harvard have helped lead to groundbreaking innovations. Recently, the federal government has threatened its partnerships over accusations of antisemitism on our campuses. A list of demands was issued, warning that Harvard must comply if we intend to “maintain our financial relationship with the government.” Most of these demands are unprecedented and represent direct governmental regulation of the “intellectual conditions” at Harvard.
They include requirements to audit the viewpoints of our stu dents and faculty, and to “reduce their power” for their ideological views. We will not accept that. The University will not surrender its independence or relinquish its constitutional rights. No government should dictate what universities can teach and which areas of inquiry they can pursue.
We do not take our moral duties lightly and we have taken many steps to address and fight antisemitism on campus. However, this will not be achieved by assertions of power, unmoored from the law, to dictate how we operate.
Sincerely,
Alan M. Garber
(President of Harvard University)
(Adaptado de https://www.harvard.edu/president/news/2025/the-promise-of-american-higher-education/:Acesso em 07/05/2025.)
Assinale a alternativa correta em relação ao posicionamento do presidente de Harvard em sua carta.
| a) |
As acusações de antissemitismo feitas à universidade são inconstitucionais, por isso Garber se recusa a aceitar as de mandas propostas pelo governo. |
| b) |
As comparações entre as ideologias de professores e de alunos são sem precedentes, por isso Garber se nega a abrir mão da liberdade de expressão da comunidade. |
| c) |
As justificativas do governo para interromper o financiamento são falhas, por isso Garber se nega a tomar medidas para resolver os problemas apontados. |
| d) |
As demandas do governo são uma tentativa de controle da autonomia das universidades, por isso Garber se recusa a acatar as exigências impostas. |
Tradução do texto:
Prezados membros da comunidade de Harvard,
Por anos, as verbas federais destinadas a Harvard contribuíram para inovações revolucionárias. Recentemente, o governo federal ameaçou encerrar suas parcerias devido a acusações de antissemitismo em nossos campus. Foi emitida uma lista de exigências, alertando que Harvard deve cumpri-las caso queira “manter nosso relacionamento financeiro com o governo.” A maioria dessas exigências é sem precedentes e constitui uma regulamentação direta do governo sobre as “condições intelectuais” em Harvard.
Elas incluem requisitos para auditar os pontos de vista de nossos alunos e professores, e “reduzir seu poder” por causa de suas convicções ideológicas. Não aceitaremos isso. A Universidade não abrirá mão de sua independência nem de seus direitos constitucionais. Nenhum governo deve ditar o que as universidades podem ensinar ou quais áreas de pesquisa podem seguir.
Não levamos nossos deveres morais levianamente e tomamos muitas medidas para enfrentar e combater o antissemitismo no campus. No entanto, isso não pode ser alcançado por meio de imposições de poder, desconectadas da lei, para ditar como operamos.
Atenciosamente,
Alan M. Garber
(Presidente da Universidade de Harvard)
Resolução:
a) Incorreta. O texto não afirma que as acusações de antissemitismo em si são inconstitucionais. O presidente de Harvard contesta a natureza das demandas do governo (como auditar, ou seja, averiguar cuidadosamente, as visões e reduzir o poder de estudantes/professores), classificando-as como uma violação da independência e dos direitos constitucionais da universidade, e não as acusações iniciais.
b) Incorreta. Embora o texto mencione demandas para "auditar os pontos de vista de nossos estudantes e professores" e "reduzir seu poder" devido a visões ideológicas, o argumento central de Garber é mais amplo: é a defesa da independência e da autonomia acadêmica contra a regulamentação governamental direta do ambiente intelectual da universidade. O foco da carta não é liberdade de expressão comparada entre ideologias, e sim a autonomia institucional da universidade frente ao governo.
c) Incorreta. O presidente de Harvard afirma explicitamente no terceiro parágrafo que a universidade "have taken many steps to address and fight antisemitism on campus" ("tomamos muitas medidas para abordar e combater o antissemitismo no campus"). Portanto, Garber não se nega a tomar medidas para resolver o problema, mas sim se recusa a acatar as demandas de intervenção que considera ilegítimas.
d) Correta. O argumento principal do presidente é que as demandas (exigências de auditar os pontos de vista e reduzir o poder de membros da comunidade acadêmica) são uma tentativa de regulamentar e ditar as "condições intelectuais" da universidade. Ele se recusa a submeter a independência da universidade a essas demandas e afirma que "No government should dictate what universities can teach" ("Nenhum governo deve ditar o que as universidades podem ensinar"). Isso é o cerne da defesa da autonomia universitária contra a interferência governamental feita por Garber, portanto, a alternativa está correta.
A uniformidade da temperatura em um ambiente refrigerado depende, além do bom funcionamento do aparelho de ar condicionado, de uma instalação adequada, visando a uma transferência de calor eficiente. Isso pode ser verificado pelo instalador utilizando um termômetro de infravermelho para inspecionar diferentes áreas do recinto. Analise as afirmativas 1, 2, 3 e 4 sobre os mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e radiação.
1) A transferência de calor por condução térmica pode ocorrer tanto no vácuo quanto em um meio material.
2) A taxa de condução de calor em uma barra não depende da diferença entre as temperaturas de suas extremidades.
3) A convecção consiste no transporte de energia térmica de uma região para outra por meio do deslocamento de uma massa de fluido.
4) A transferência de calor por radiação térmica pode ocorrer tanto no vácuo quanto em um meio material.
As afirmativas corretas são:
| a) |
1 e 2. |
| b) |
1 e 4. |
| c) |
2 e 3. |
| d) |
3 e 4. |
1) Incorreta. A condução térmica é a difusão de calor em um material ou entre materiais em contato. Quanto maior a temperatura, mais energia cinética possuem as partículas; as colisões entre as partículas distribuem essa energia cinética. Sendo assim, é necessário um meio material para que ocorra condução térmica, portanto, não pode ocorrer no vácuo.
2) Incorreta. A taxa de condução de calor em uma barra depende da diferença de temperatura entre suas extremidades; quanto maior a diferença de temperatura, maior é o fluxo térmco. Pela lei de Fourier, a potência térmica conduzida através de uma barra homogênea é dada por
onde é a maior e a menor temperatura das extremidades da barra, é a condutividade térmica do material, a área de secção transversal (perpendicular ao sentido do fluxo térmico) e é o comprimento (paralelo ao sentido do fluxo térmico).
3) Correta. A convecção é a transferência de calor (energia térmica) em um fluido devido à diferença de densidade entre suas porções quentes e frias. Em geral, a densidade é menor na porção mais quente (que ascende), e maior na porção mais fria do fluido (que descende).
Um exemplo de excessão a esse comportamento geral é a água entre 0ºC e 4ºC; nessa faixa de temperaturas, a água mais fria é menos densa.
4) Correta. A radiação térmica é a transferência de calor por meio de ondas eletromagnéticas, que podem se propagar tanto no vácuo como em alguns meios materiais.
As afirmativas corretas são a 3 e a 4, isso corresponde à alternativa (d).
Texto para as questões 9, 10 e 11.
As baterias são fundamentais no mundo moderno, sendo a fonte de energia portátil que alimenta dispositivos como celulares e laptops, veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia renovável. Duas grandezas que caracterizam uma bateria são a sua capacidade de carga elétrica, expressa em miliampère-hora (mAh), e a energia que ela armazena, usualmente dada em watts-hora (Wh).
Uma bateria inicialmente carregada fornece uma corrente constante de durante o tempo , ficando descarregada no final desse processo. A carga elétrica que circula por essa bateria nesse intervalo de tempo é
| a) |
|
| b) |
|
| c) |
|
| d) |
|
A carga elétrica de uma bateria é determinada, para uma corrente elétrica constante, como o produto entre a corrente e o intervalo de tempo :
Como a questão pede a carga elétrica em coulomb (C), unidade do SI, deve-se, inicialmente, fazer a conversão das unidades da corrente elétrica e do tempo. Para a corrente:
Para o tempo:
Com isso, já em unidades do SI
Portanto, a alternativa correta é a (c).
Texto para as questões 9, 10 e 11.
As baterias são fundamentais no mundo moderno, sendo a fonte de energia portátil que alimenta dispositivos como celulares e laptops, veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia renovável. Duas grandezas que caracterizam uma bateria são a sua capacidade de carga elétrica, expressa em miliampère-hora (mAh), e a energia que ela armazena, usualmente dada em watts-hora (Wh).
De forma simplificada, o comportamento de uma bateria pode ser modelado com uma fonte ideal de diferença de potencial elétrico em série com um resistor de resistência . Dessa maneira, o dispositivo que é alimentado pela bateria pode, muitas vezes, ser representado por um resistor de resistência .
Na situação exemplificada na figura, a diferença de potencial registrada pelo voltímetro é
| a) |
|
| b) |
|
| c) |
|
| d) |
|
O voltímetro esta em paralelo com o resistor, de forma que sua leitura corresponde à diferença de potencial do resistor. Para calcular a ddp resistor de resistência precisa-se, inicialmente, determinar a corrente elétrica que flui pelo resistor para, posteriormente, aplicar a primeira lei de Ohm:
Utilizando a lei de Kirchhoff das malhas (segunda lei de Kirchhoff), com e , tem-se:
Aplicando a primeira lei de Ohm:
Logo, a alternativa correta é a (b).
Resolução alternativa 1
Este problema também pode ser resolvido determinando a corrente elétrica que flui na associação em série de resistores, aplicando a primeira lei de Ohm para esta associação considerando que a ddp total corresponde à força eletromotriz da bateria, . A resistência equivalente é dada por
Pela primeira lei de Ohm,
A partir deste ponto, finaliza-se como mostrado anteriormente.
Resolução alternativa 2
A corrente elétrica também pode ser determinada considerando que a ddp fornecida pela bateria corresponde à ddp recebida pelo resistor, igualando ambas. Pela equação do gerador,
Com isso,
Mais uma vez, finaliza-se como mostrado anteriormente.