Durante o período de isolamento social, diversos museus colocaram à disposição do público visitas on-line a seus acervos. A imagem e o texto abaixo fazem parte deste contexto.
NATIONAL WOMEN’S HISTORY MUSEUM A simple act of defiance in 1955 ignited an important historical and social movement. As a seamstress in Montgomery, Alabama, and an active member of the local NAACP (National Association for the Advancement of Colored People) chapter, the woman in the photo refused to give up her seat in the assigned section for blacks in the bus to a white man. Her actions led to her immediate arrest. |
(Adaptado de https://artsandculture.google.com/exhibit. Acessado em 08/10/20.)
a) Que ato levou a mulher da imagem a ter reconhecimento mundial? Cite uma consequência histórica desse acontecimento.
b) Qual é a função de um museu? Explique por que essa foto está presente no referido museu.
a) Traduzindo o texto da questão, temos:
MUSEU NACIONAL DA HISTÓRIA DA MULHER
Um simples ato de desafio em 1955 acendeu um importante movimento histórico e social. Quando uma costureira em Montgomery, Alabama, e um membro ativo do NAACP local (Associação Nacional para o Avanço de Pessoas de Cor), a mulher da imagem recusou-se a dar seu assento na seção designada para negros no ônibus para um homem branco. Suas ações levaram à sua prisão imediata.
O ato foi um marco no movimento antirracista nos Estados Unidos. Em Montgomery, capital do Alabama, as primeiras filas dos ônibus eram, por lei, reservadas para passageiros brancos. Atrás vinham os assentos nos quais os negros podiam se sentar. No dia 1° de dezembro de 1955, Rosa Parks tomou um desses ônibus a caminho do trabalho para casa e sentou-se num dos lugares situados ao meio do ônibus. Quando o motorista exigiu que ela e outros três negros se levantassem para dar lugar a brancos que haviam entrado no ônibus, Parks negou-se a cumprir a ordem. Ela continuou sentada e, por isso, foi detida e levada para a prisão. O protesto silencioso de Rosa Parks propagou-se rapidamente. Os movimentos antirracistas organizaram, a partir daí, um boicote aos ônibus urbanos de Montgomery, como medida de protesto contra a discriminação racial no país, que durou mais de um ano e foi considerado bastante vitorioso, tendo a Suprema Corte dos EUA, no final de 1956, considerado anticonstitucionais as leis de segregação racial em transportes públicos no estado do Alabama. Nesse processo, Martin Luther King passou a liderar passou a liderar movimentos de boicote às empresas de ônibus do sul do país que praticavam segregação racial, tendo um importante papel na luta antirracista.
Como consequência histórica da recusa de Rosa Parks, podemos citar o fortalecimento do Movimento pelos Direitos Civis e uma de suas principais conquistas, a aprovação da Lei dos Direitos Civis de 1964. Assinada pelo presidente Lyndon B. Johnson, a lei proibiu a discriminação em locais públicos, nas contratações e nos programas de governo, além de acabar com alguns obstáculos relacionados à votação.
b) Os museus são lugares onde se mantêm coleções de objetos ou de produções históricas, sendo um dos principais objetivos a preservação da memória de algum grupo ou de algum tempo histórico especifico, tal como um povo, um estilo musical, uma época da história, a cultura de um país, de um estado ou de uma região, entre outras finalidades.
A foto de Rosa Parks está presente neste Museu Nacional de História da Mulher por ser um museu que pesquisa, coleta e expõe a história social, cultural, econômica e política das mulheres em um contexto da história mundial. O Museu utiliza meios inovadores e envolventes, incluindo exposições físicas e on-line, programas educacionais e esforços de divulgação para comunicar a amplitude das experiências e realizações das mulheres para o público mais amplo possível. Compartilhar esse conhecimento incentiva mulheres e homens, pessoas de todas as classes, raças e culturas a se moverem para o futuro com respeito, igualdade de direitos, maior parceria e oportunidade.
Nesse sentido, a presença da foto de Rosa Parks nesse museu evidencia como a ação de pessoas comuns podem provocar grandes mudanças nos rumos da História, além de homenagear a coragem e o protagonismo das mulheres negras na construção de um mundo mais igualitário, justo e antirracista.